Autofit Section
Painel de custódia registra quase 800 novas audiências uma semana após implementação
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 20/08/2025 11h16

O Painel de Monitoramento das Centrais de Audiências de Custódia, lançado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) no dia 12 de agosto, contabilizou a realização de 769 audiências na primeira semana de exposição de informações. O sistema, desenvolvido para auxiliar o acompanhamento e a gestão dos dados das audiências de custódia do estado do Rio de Janeiro, já concentrou informações de 5.699 audiências, de julho a 19 de agosto de 2025.

O painel também apresenta, por meio de um gráfico interativo, a quantidade de concessões de liberdade e o número de prisões mantidas por mês e ano.


Entre as audiências que entraram para a contagem, estão a de Vanusa Moura Ferreira, mulher acusada de ter abandonado a filha bebê para ir a um baile funk, que passou pela custódia na última terça-feira, dia 12 de agosto; e a de Alexander Campista Garcia Borges, acusado de atropelar e matar duas pessoas na Tijuca, submetido ao procedimento na segunda-feira, dia 18 de agosto. Ambos tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva.

Das 5.699 audiências realizadas, 77,15% mantiveram a prisão dos custodiados. A ferramenta delimita o panorama das audiências por jurisdição e por assunto, apresentando o quantitativo de cada Central de Audiência de Custódia. A pesquisa também pode ser feita pelos filtros de “Auto de Prisão em Flagrante (APF) ” e “Comunicado de Mandado de Prisão (CMP) ”.

Clique neste link e conheça o Portal de Monitoramento das Centrais de Audiências de Custódia.

KB/FS