Projeto “Quem Sente na Pele” aborda gordofobia em novo episódio
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) lançou, nesta quinta-feira, 28 de agosto, mais um episódio do projeto “Quem Sente na Pele”, que traz relatos reais de magistrados(as) e servidores(as) sobre situações de preconceito, assédio e discriminação. A iniciativa é dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogen-1° Grau e Cogen-2°Grau) do TJRJ.
O novo vídeo dá voz à servidora Glauce Alves Ferreira dos Santos, que compartilha sua experiência de vida enfrentando a gordofobia no dia a dia. No depoimento, Glauce revela o constrangimento e a exclusão que sofre em atividades cotidianas, como ao tentar utilizar o transporte público e não conseguir passar pela roleta do ônibus, ou ao enfrentar dificuldades para se acomodar em assentos de avião e de cinema. Seu relato expõe de forma sensível e impactante os desafios de quem convive com a discriminação em função do peso, chamando atenção para a necessidade de respeito, inclusão e acessibilidade. Assista ao episódio.
O projeto “Quem Sente na Pele” nasceu com o propósito de estimular a empatia e a sensibilização no ambiente de trabalho e na sociedade, apresentando vivências de servidores(as) e magistrados(as) que já sofreram situações de desigualdade de gênero, assédio moral ou sexual e preconceitos de diversas naturezas.
O projeto já trouxe à luz temas como etarismo, LBGTfobia, autismo, alcoolismo, amamentação no local de trabalho, racismo e depressão, entre outros. A série de vídeos está disponível no canal oficial do TJRJ no YouTube, em uma playlist dedicada ao projeto. Acesse aqui.
SL/SF