‘Troca de Livros’ no Museu da Justiça passeia pela história de Niterói
Evento teve a participação do professor da UFRJ Victor Andrade de Melo
O Museu da Justiça de Niterói promoveu, na tarde desta terça-feira, 9 de setembro, mais uma edição do programa “Museu Convida com Troca de Livros”, com a participação do doutor em História e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Victor Andrade de Melo.
No salão do Tribunal Pleno, que está localizado no Antigo Palácio da Justiça, Victor foi convidado para falar um pouco mais sobre seu livro “As seis vidas de Niterói - Uma biografia”, que tem a “Cidade Sorriso” como tema central. A obra retrata Niterói como uma senhora de cerca de 450 anos de idade, divididos por fases e acontecimentos históricos que foram marcantes para o desenvolvimento da cidade.
Durante a conversa, o historiador fez um pequeno passeio sobre os fatos relatados no livro, além de ter conversado com o público sobre as fontes de pesquisa utilizadas para resgatar o passado niteroiense, desde as histórias do líder indígena Arariboia até a modernização da cidade nos tempos atuais. O professor da UFRJ também visitou assuntos como a vocação artística de Niterói, citando menções em obras de Machado de Assis e José de Alencar, bem como a utilização das praias da Região Oceânica como cenário de produções cinematográficas. Relembrou ainda períodos de dificuldade experimentados pela população, superados pelo que ele chamou de “recuperação da autoestima da cidade” a partir dos anos 90.
Além disso, Victor trouxe uma curiosidade para os ouvintes ao revelar a origem do apelido “Cidade Sorriso”, que se tornou uma das características de Niterói. “Esse termo surgiu em 1935. Era o lema de uma rádio da época, que dizia assim: ‘A voz da Cidade Sorriso’. E, como o Rio era a Cidade Maravilhosa, acabou pegando”, explicou o historiador.
Troca de livros realizada no Museu
Depois do bate-papo, o público teve a oportunidade de participar da ‘Troca de Livros’, atividade promovida pelo Museu da Justiça com o objetivo de incentivar a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. Nela, os participantes devem trazer um livro em bom estado e podem escolher algum outro para levar para casa. A ação ‘Troca de Livros’ acontece semanalmente nas sedes do Museu da Justiça no Rio de Janeiro e em Niterói.
PB*/IA
*Sob supervisão