Autofit Section
Fórum de Belford Roxo promove palestra sobre defesa pessoal para mulheres
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/09/2025 16h16


Servidoras, colaboradoras e vítimas de violência doméstica assistiram à palestra sobre defesa pessoal 

O Tribunal do Júri do Fórum de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, palco de julgamentos de crimes de violência doméstica e feminicídio, se tornou um espaço de prevenção ao receber uma palestra demonstrativa sobre defesa pessoal voltada ao público feminino nesta quinta-feira, dia 11 de setembro. A iniciativa, promovida pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar da comarca, reuniu dezenas de mulheres para ensiná-las sobre técnicas básicas de autodefesa e a importância de manterem a união entre si. A aula foi apresentada pela professora de jiu-jitsu e estudante de Direito Joice Viana. 

Idealizadora da ação, a juíza Erica Bueno Salgado, que está à frente do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Belford Roxo, expôs o objetivo do encontro. “O trabalho realizado pelas varas criminais é repressivo, mas acaba sendo pouco diante do aumento dos casos de crimes contra a mulher. É preciso reeducar, conscientizar e empoderar essas mulheres. A ideia da palestra é fazer um trabalho de prevenção a situações de violência, dando para elas ferramentas para se protegerem”, destacou.

Faixa preta em jiu-jitsu, Joice Viana apresentou às participantes os golpes mais comuns usados para coagir e agredir as vítimas e os movimentos que poderiam ser feitos para se livrar do agressor, diminuir o impacto do golpe e ganhar tempo para fugir. Ela também conversou sobre a importância de as mulheres permanecerem unidas e de se acolherem em meio a situações de perigo.  

“Infelizmente, vivemos em um mundo violento e nunca achamos que situações assim podem acontecer com a gente, mas acontecem. Precisamos estar equipadas para enfrentar essas situações e saber como reagir. Demonstramos aqui o básico da defesa pessoal e reforçamos a necessidade da prática de lutas e de exercícios físicos. A prática melhora o nosso condicionamento físico, promove a saúde mental, aumenta a autoconfiança e melhora a consciência situacional”, pontuou a atleta. 

Também assistiram à palestra a juíza titular da 2ª Vara de Família da Comarca de Belford Roxo, Vera Maria Cavalcanti de Albuquerque, e a promotora de Justiça Amanda Vasconcelos de Almeida Alves. 

Ao final da exposição, as participantes receberam cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, sobre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), acessório de cabelo e bombons com frases motivacionais. 

KB/ SF