Integrantes dos programas de inclusão social do TJRJ participam de palestra sobre educação financeira
Inspetor federal da CVM abordou estratégias de planejamento orçamentário
Os integrantes dos programas de inclusão social do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) participaram, na tarde desta quinta-feira, 11 de setembro, da palestra “Educação Financeira: seu futuro começa hoje”. O evento, que ocorreu no Auditório Antônio Carlos Amorim, contou com a presença do inspetor federal da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Anuar de Sousa Barra, que abordou estratégias de planejamento orçamentário e apresentou conceitos fundamentais de finanças, como taxas de juros e taxa Selic.
Ao introduzir o palestrante, a diretora da Divisão de Ações Sociais (DIISO) da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Renata Rêto, destacou a relevância da consciência financeira no contexto do mundo atual.
“No momento em que vivemos, essa é uma pauta fundamental, sobretudo diante de questões como golpes e apostas. Essa palestra vai nos ajudar a entender melhor como gerir o valor que recebemos e ter uma saúde financeira dentro da realidade de cada um”, completou.
No decorrer da apresentação, Anuar explicou formas de controlar o orçamento mensal, diminuir o valor da dívida e começar a investir. Ao mencionar que cerca de 78% dos brasileiros vivem endividados, ele citou o exemplo de sua mãe para reforçar a ideia de que a base da segurança financeira está nas escolhas individuais.
“A minha mãe veio para a minha cidade para trabalhar como empregada doméstica. Na época, a pobreza era bem pior do que é hoje em Minas Gerais. Esperavam que ela tivesse uma vida muito simples, mas ela lutou, tomou decisões diferentes e construiu uma vida muito melhor do que a prevista para ela. Com isso, proporcionou a mim e ao meu irmão mais oportunidades do que as que teve. São escolhas como essas que podem nos tirar dessa média".
Um dos projetos sociais dos quais os participantes da audiência fazem parte é o “Começar de Novo”, que busca oferecer a egressos do sistema penitenciário a oportunidade de reconstruir suas vidas por meio da reinserção no mercado de trabalho formal. Raimundo Alves dos Santos Júnior, de 56 anos e pai de três filhos, contou que o recomeço de sua vida, especialmente no aspecto financeiro, foi difícil, mas que a palestra trouxe motivação.
“Aprender a administrar nem sempre é fácil, porque há despesas necessárias batendo à nossa porta que acabam comprometendo a renda. Muitas vezes, o crédito é o que nos sobra para sobreviver, e isso gera dificuldades. Eu já tive uma outra vida, na minha época eu só pensava em gastar, então tudo aquilo que o palestrante falou é bem possível. É só ter foco e determinação”, destacou.
VM / DA*
*Sob supervisão
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ