Grupo de Trabalho Mulheres Negras e Interseccionalidades realiza primeira reunião no TJRJ
GT-Mulheres Negras e Interseccionalidades se reúne pela primeira vez no TJRJ
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 25 de setembro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Mulheres Negras e Interseccionalidades, que tem como objetivo identificar, analisar e propor ações que fomentem o enfrentamento de questões específicas voltadas para a violência contra a mulher negra.
A reunião discutiu estratégias de atuação conjunta entre o Poder Judiciário e as demais instituições que compõem o GT, contando com a participação de representantes de associações da sociedade civil, ONGs, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria-Geral e Secretaria de Estado da Mulher.
A vice-presidente do GT-Mulheres Negras e Interseccionalidades, juíza Katia Cilene da Hora Machado Bugarim, enfatizou que as atividades e propostas que serão levantadas devem servir como veículo para dar voz e empoderamento às mulheres. “Com a visibilidade alcançada pelo que as instituições já têm feito, nós vamos chamar a atenção para essa causa e alcançar os objetivos do nosso trabalho. Eu gostaria que nós fossemos a voz dessas mulheres, porque pela gente elas vão encontrar coragem e força.”
PB*/IA
*Estagiário com supervisão
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ