Outubro Rosa: enfrentamento a câncer de mama é tema de episódio do “Quem Sente na Pele”
No episódio sobre o Outubro Rosa, a servidora do TJRJ Cleide relata como enfrentou o câncer de mama e como descobriu a doença
No mês do Outubro Rosa, a servidora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Cleide Casal Oliveira conta como enfrentou o câncer de mama e como descobriu a doença. O relato está no ar no novo episódio do projeto “Quem Sente na Pele”, que traz depoimentos reais de magistrados(as) e servidores(as) sobre situações de preconceito, assédio, discriminação e superação.
No novo episódio, Cleide conta que seu tipo de câncer não era palpável e, por isso, não podia ser detectado por meio do autoexame das mamas. A descoberta só foi possível durante um exame de rotina, o que faz a servidora reforçar a importância de toda mulher manter seus exames preventivos em dia. Clique neste link e assista ao episódio.
O projeto “Quem Sente na Pele” nasceu com o propósito de estimular a empatia e a sensibilização no ambiente de trabalho e na sociedade, apresentando vivências de servidores(as) e magistrados(as) que já sofreram situações de desigualdade de gênero, assédio moral ou sexual e preconceitos de diversas naturezas. A iniciativa é dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogen-1° Grau e Cogen-2°Grau) do TJRJ.
O projeto já apresentou episódios com temas como etarismo, gordofobia, LBGTfobia, autismo, alcoolismo, amamentação no local de trabalho, racismo e depressão, entre outros. A série de vídeos está disponível no canal oficial do TJRJ no YouTube, em uma playlist dedicada ao projeto. Clique neste link e acesse os outros episódios.
SL/IA