Autofit Section
Rio Lilás chega a Barra do Piraí, Belford Roxo e Rio das Flores
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 03/12/2025 16h50


         Participantes da solenidade da assinatura simbólica do convênio no Antigo Palácio da Justiça 

O programa Rio Lilás, que busca fomentar a conscientização contra a violência doméstica na rede pública de ensino, chegará aos municípios de Barra do Piraí, Belford Roxo e Rio das Flores. Na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, foi realizada a solenidade da assinatura simbólica do convênio no Antigo Palácio da Justiça.

A coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), desembargadora Adriana Ramos de Mello, e as juízas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Katerine Jatahy, Erica Bueno Salgado, Katia Cilene, e Katylene Collyer participaram do evento juntamente com autoridades dos três municípios. Na oportunidade, a desembargadora Adriana Ramos de Mello explicou que o programa tem foco na educação e prevenção à violência de gênero.

“Estamos vivendo um momento muito complicado, pelos últimos acontecimentos. Infelizmente, no Brasil, a gente tem números muito altos de violência contra a mulher. Precisamos enfrentar o problema na raiz. O Rio Lilás é um projeto pedagógico, que trabalha nas escolas temas como direito das mulheres, respeito, igualdade.”

A magistrada destacou que Barra do Piraí, Belford Roxo e Rio das Flores estão empenhados no enfrentamento à violência de gênero. “São Prefeituras que eu sinto que estão junto conosco na luta contra esse grave problema. Sinto muita seriedade dos três municípios envolvidos. Espero que, no próximo ano, outras cidades também entrem no programa. Quando visitamos as escolas que participam, ficamos emocionados com o engajamento de professoras e diretores escolares. Sem educação, o Brasil não avança. Que essa educação seja de qualidade!”, deseja.

A juíza Katerine Jatahy, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio das Flores, destacou a parceria entre Prefeitura e Justiça. “Há três anos atuo em Rio das Flores e fui muito bem acolhida. A Prefeitura abriu portas para o Judiciário, o que contribuiu ainda mais para o aumento da confiabilidade. Atualmente, observamos um maior número de processos de violência doméstica no município, mas isso ocorre porque as mulheres se sentem mais acolhidas e mais confiantes para denunciar”, disse.

Em sua fala, a juíza Érica Bueno, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e Especial Criminal da Comarca de Belford Roxo, disse que o programa é uma forma de mudar a realidade social. Ela acredita que a iniciativa trará bons frutos para o município e fará diferença na vida dos moradores. Já a juíza Katylene Collyer, do Juizado de Violência Doméstica e do Juizado Especial Cível da Comarca de Barra do Piraí, destacou o empenho do Município na prevenção e no atendimento às vítimas. “Estou tendo o privilégio de trabalhar em um município muito unido. O crime de violência doméstica é multifatores e a educação faz toda a diferença”, declara.

As representantes dos três Municípios falaram sobre a importância do convênio e da proximidade com o Poder Judiciário. “Hoje é um dia de emoção, de alegria. É uma data simbólica e significativa. Nós temos que, cada vez mais, promover políticas públicas para mudar a vida das mulheres, para que elas possam viver sem violência”, disse a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki.

Também compareceram ao evento a vice-prefeita de Belford Roxo, Mariana Malta; a secretária de Educação de Rio das Flores, Bianca Myrra; e a secretária da Mulher do mesmo Município, Juraydes Magalhaes.

MG/SF

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ