Deape realiza atividade cultural com Jovens Mensageiros
O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro realizou, na última sexta-feira (8/7), a segunda atividade do Circuito Cultural de 2022. Os integrantes do projeto Jovens Mensageiros participaram de uma visita guiada ao Forte Duque de Caxias apresentada pelo major Huguenin e outros dois guias convidados: Christina Yuri, servidora do Deape, com formação em História, e Nilo Pinto Silva Filho, oficial da Marinha da Reserva.
Participaram do Circuito Cultural 15 integrantes do Jovens Mensageiros, duas técnicas do projeto e uma coordenadora.
O grupo foi recepcionado pelo comandante Oliveira Costa e o pelo major Huguenin. Durante a visita guiada, todos aprenderam sobre a história do lugar e o meio ambiente, e tiveram a oportunidade de ver um tucano de bico preto, espécie rara e que só tem no Rio de Janeiro, no Forte Duque de Caxias.
O Forte Duque de Caxias era um ponto estratégico na defesa da Baía de Guanabara. A fortificação foi cenário de eventos históricos, como os 18 do Forte, quando foi alvejado pelos revoltosos do Forte de Copacabana, e o incidente do navio alemão Baden. Apenas uma trilha separa o sítio histórico da praia, do comércio e dos apartamentos do bairro do Leme.
Na vista panorâmica, contempla-se toda a orla de Copacabana, o Morro do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a cidade de Niterói e outras fortificações. O local une cultura, história e proteção ambiental em um único espaço. Atualmente, a importância do Forte é a proteção ambiental na região do Leme, na Zona Sul do Rio.
Fonte: Deape