Projeto Sorrindo para o Futuro
Projeto idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), em parceria com Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/RJ), Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ), ONG SOS Dental Assistência Médica Odontológica (SDAMO) e a Associação Beneficente dos Amigos do TJRJ (ABATERJ).
Pensado a partir dos relatos de mulheres que se encontram em situação prisional, durante visita realizada à Unidade Penal Oscar Stevenson, onde se constatou a carência de saúde bucal. O objetivo do projeto é levar o serviço de próteses dentárias e tratamento odontológico às apenadas, com foco no resgate da autoestima, dignidade e ressocialização.
A penitenciária Oscar Stevenson, dentro deste contexto, foi escolhida para iniciar o projeto por se tratar de estabelecimento destinado ao cumprimento de pena em regime semiaberto, abarcando, portanto, mulheres que estão mais próximas de retornar ao convívio social.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) apresentaram o quantitativo de mulheres em situação de prisão que necessitariam de próteses dentárias, tanto superior quanto inferior, destacando aquelas elegíveis para receberem as próteses de forma imediata, seguindo os critérios de elegibilidade e a saúde bucal atual, visto que muitas necessitam da realização de tratamentos odontológicos prévios ao recebimento das próteses.
As próteses dentárias fornecidas, até o momento, foram confeccionadas utilizando recursos financeiros adquiridos em campanhas de doação através da ABATERJ, conforme notícia https://abaterj.com.br/noticias/campanha-sorrindo-para-o-futuro/. Os atendimentos com os profissionais voluntários da área odontológica, integrantes da ONG SOS Dental, são realizados na própria unidade penal para as moldagens, testes e colocação das próteses, tudo isso após um preparo bucal e tratamentos necessários prévios feitos pelos serviços de saúde do Município, também na própria unidade.
Foram realizadas três fases do projeto, entre 2023 e 2024, totalizando 68 próteses confeccionadas e 46 mulheres atendidas, até o momento.
Este esforço não apenas restaura sorrisos, mas também promove dignidade, qualidade de vida e uma chance real de reintegração social e ingresso ou reingresso no mercado de trabalho, com efetiva ressocialização e resgate da autoestima e da independência.
Parceiros COEM: