Autofit Section
Presidente do TJRJ conduz reunião aberta com juízes da Capital
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 23/03/2023 20:01

Uma troca de informações, de reivindicações e de experiências entre a administração do Tribunal de Justiça e os juízes do 1º Núcleo Regional (NUR). Esse foi o direcionamento da primeira reunião da gestão do desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo com os magistrados da 1 ª instância da Capital.

“Nós estamos aqui para uma conversa, teremos algumas recomendações, mas também queremos ouvir os juízes”, destacou o presidente do TJRJ na abertura do encontro.

“Precisamos ouvir os que estão à frente da prestação jurisdicional e saber dos problemas diários. Todas as sugestões serão analisadas e atendidas dentro das possibilidades”, complementou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Basílio.

O desembargador Ricardo Cardozo ressaltou a importância do trabalho presencial, principalmente no período pós-pandemia: “Nós somos um time e temos a obrigação de facilitar o acesso à Justiça daqueles que nos procuram, prestando um bom serviço. A presença do juiz na comarca é indispensável”.

Durante mais de duas horas os juízes apresentaram sugestões para a melhoria do trabalho nas serventias e apresentaram reivindicações. Foram tratados temas como o Processo Judicial Eletrônico (PJE), o Balcão Virtual e o processo de remoção.

O presidente do TJRJ disse que serão feitas melhorias no PJe e que ainda este ano o Tribunal providenciará o processo de remoção.

Ao final da reunião, os juízes reconheceram a importância do diálogo. A juíza Raquel Chrispino, titular da 4ª Vara de Família do Méier parabenizou a atual administração pela iniciativa: “Eu fico muito contente com a oportunidade de passar as informações e fazer as nossas reivindicações diretamente sem precisar marcar um horário no gabinete do presidente. E é muito bom para o juiz ouvir o presidente falando desses assuntos concretos e dando esse espaço coletivo para as demandas”.

 

Participaram da reunião na mesa de honra a desembargadora Maria Isabel Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ); a juíza dirigente do 1º NUR, Mirela Erbisti; a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad; os juízes auxiliares da Presidência, Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, Fernanda Xavier de Brito e Alberto Republicano de Macedo Júnior; e a juíza auxiliar da Corregedoria, Rose Marie Pimentel Martins.

 

Fotos Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna