Autofit Section
Desembargador Wagner Cinelli lança o livro “Igualdade e Progresso”
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 13/04/2023 19:39

“A estrada para alcançarmos a equidade de gênero é longa, e o importante é seguirmos em frente sensibilizando o maior número de pessoas para a relevância desse enfrentamento”, ressaltou o desembargador Wagner Cinelli, no lançamento se seu livro mais recente “Igualdade e Progresso”.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, magistrados, outros operadores do sistema de Justiça, servidores e amigos do autor se reuniram no auditório da AMAERJ para a noite de autógrafos, nesta quinta-feira (13).

Pesquisador do tema há cinco anos, Wagner Cinelli destacou as estatísticas da violência contra a mulher: “Infelizmente somos surpreendidos quase que diariamente por fatos que vitimam mulheres por serem mulheres. Foram 1.400 vítimas de feminicídio em 2022, estatística que coloca o Brasil em 5º lugar no ranking mundial. E no plano nacional, o Rio de Janeiro ocupa o 2º lugar”.

O desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do Tribunal, falou sobre a importância da obra: “Eu estou muito feliz por ver essa representação masculina que sempre foi abordada pelo universo feminino. O próprio título do livro ‘Igualdade e Progresso’ dá a exata dimensão da importância dessa obra, porque não há progresso sem igualdade”.

A obra

Publicado pela editora Gryphus, o livro “Igualdade e Progresso” reúne artigos e outros textos que abordam temas relacionados à violência de gênero e à necessidade de empoderamento feminino. O autor, valendo-se de sua experiência como juiz nas competências criminal e de família, leva o leitor a refletir sobre questões atuais fundamentais para a compreensão da sociedade.

A publicação apresenta uma coletânea de artigos, entre eles o texto acadêmico “Violência de gênero é violação de direitos humanos: estudo sobre o crime de importunação sexual”, que conquistou o 11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos na categoria Trabalhos dos Magistrados.

A obra traz, também, um bate-papo sobre questões de gênero entre o autor e a atriz Leticia Sabatella, referências à exposição Presenças Invisíveis, além de duas poesias assinadas por Gabriela Zimmer, filha do autor e sua parceira em diversos projetos.

O autor

O magistrado e pesquisador Wagner Cinelli de Paula Freitas é autor de outros dois livros sobre o tema: “Sobre Ela: uma história de Violência”, de 2020, e “Metendo a colher”, de 2022. O desembargador também é o roteirista e diretor do curta-metragem de animação “Sobre ela”.

Desembargador do TJRJ desde 2008, tem assento efetivo na 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e é presidente do Comitê de promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Descriminação (COGEN).

 

 

Departamento de Comunicação Interna