Autofit Section
No dia 17, TJRJ promoverá lançamento das séries “Temas de Direito Processual”, do professor José Carlos Barbosa Moreira
Notícia publicada por DECOI em 14/04/2023 16:00

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), sediará o lançamento das séries atualizadas dos “Temas de Direito Processual” do professor José Carlos Barbosa Moreira, no próximo dia 17 de abril, às 17h, no Foyer do Tribunal, no 10º andar do Fórum Central.

A coletânea, publicada pela editora GZ, é composta por 9 livros, e entre os coordenadores da obra está o jurista Carlos Roberto Barbosa Moreira, filho do professor.

José Carlos Barbosa Moreira

Um dos mais importantes nomes da ciência processual brasileira, o processualista José Carlos Barbosa Moreira foi titular de Direito Processual Civil da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça fluminense.

Sua obra marcou gerações de juristas. Ele publicou diversos livros, entre estes "O Novo Processo Civil Brasileiro", "Comentários ao Código de Processo Civil" e "Temas de Direito Processual Civil", tornando-se referência na área.

José Carlos Barbosa Moreira morreu em 2017. Em 2018, quando o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, era diretor-geral da Escola da Magistratura (EMERJ), a biblioteca do Tribunal e da Escola passou a se chamar Biblioteca TEJERJ/EMERJ desembargador José Carlos Barbosa Moreira.

 

 

Departamento de Comunicação Interna