Autofit Section
Comissão do TJRJ discute acessibilidade nos fóruns e inclusão digital
Notícia publicada por DECOI em 08/05/2023 15:04

A necessidade de garantir que em todas as comarcas do Estado do Rio de Janeiro as pessoas com deficiência tenham acessibilidade mediante a supressão de barreiras atitudinais, arquitetônicas e tecnológicas, entre outras, foi um dos principais temas abordados na primeira reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI) do TJRJ, nessa quinta-feira (04), na sala de reunião da Secretaria-Geral de Administração.

Magistrados, advogados, representantes da Corregedoria Geral da Justiça e das secretarias-gerais de Administração; Tecnologia e Informação; Gestão de Pessoas; de Governança, Inovação e Compliance; de Logística; e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, todos integrantes da COMAI, debateram também a necessidade de cada vez mais capacitar servidores e colaboradores para um melhor atendimento a todos.

Durante a reunião híbrida, que contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi destacado o número de servidores com deficiência no Tribunal. São 270 ao todo, de um universo de 12 mil funcionários. “Nós devemos nos atentar à acessibilidade atitudinal, que é a raiz de todas as acessibilidades, destacou a desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão.”

“Nós da COMAI temos o compromisso de tornar a acessibilidade e a inclusão uma realidade. Nesta gestão do desembargador Ricardo Cardozo eu vejo muita boa vontade com o nosso tema. O presidente do Tribunal já demonstrou, em conversas e atitudes, que teremos todo o apoio necessário. Ele nos deu autonomia para desenvolver nossos projetos”, pontuou a desembargadora.

Composição

A Portaria nº 1360 assinada pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, em 16 de março deste ano, determinou a composição do COMAI.

Compõem o Comitê, a desembargadora Regina Lucia Passos, presidente; e os juízes Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, auxiliar da Presidência; Sandro Pitthan Espindola, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça; Claudia Maria de Oliveira Motta; Keyla Blank de Cnop; e Rafael Rodrigues Carneiro.

Também são membros da COMAI, os advogados Geraldo Marcos Nogueira Pinto, presidente de honra da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, e Deborah Maria Prates Barbosa, presidente da Comissão da Mulher do Instituto de Advogados do Brasil (IAB); e o professor Armando Guimarães Nembri, analista de Planejamento e Gestão do IBGE; além de servidores e representantes das secretarias-gerais.

 

Departamento de Comunicação Interna