Autofit Section
Magistradas participam do treinamento prático e teórico do Programa de Proteção Feminina do TJRJ
Notícia publicada por DECOI em 16/05/2023 19:00

Idealizado pela Secretaria-Geral de Segurança Institucional (SGSEI), o Programa de Proteção Feminina inaugura uma nova etapa em seu processo de implementação no TJRJ.

O projeto, que tem o objetivo de transmitir noções básicas de defesa pessoal às integrantes do Tribunal, já havia sido realizado com policiais militares que atuam na carceragem e na proteção pessoal de magistradas.

Dessa vez, o público-alvo do treinamento são as magistradas amparadas por medidas protetivas, em razão de ameaças e situações de risco decorrentes do exercício de sua função.

Até o momento, as avaliações do programa têm se mostrado muito positivas. Uma das participantes, cuja identidade será preservada, afirma: “Me sinto muito valorizada pelo Tribunal ao ter a oportunidade de participar desse treinamento, pois me sinto mais segura no dia a dia e também no trabalho. São técnicas simples que podem ser aplicadas em eventuais situações de vulnerabilidade ou de agressão”. 

O programa também atenderá as servidoras do Tribunal, por meio de uma parceria com a Escola de Administração Judiciária.

O Programa

O projeto tem como objetivo transmitir noções básicas de defesa pessoal. Durante as aulas, as participantes aprendem a observar detalhes e adotar medidas simples, mas eficazes, que podem impedir o resultado da violência. São desenvolvidas competências de leitura comportamental, controle de distância, percepção de ambiente e os procedimentos relativos ao protocolo de prioridade de ação.

Projeto Itinerante

O Programa de Proteção Feminina do TJRJ - SGSEI será levado a todo estado, nos fóruns do interior.

 

Leia também TJRJ lança Programa de Proteção Feminina

 

 

Departamento de Comunicação Interna