Autofit Section
Magistrados do TJRJ podem participar da 3ª Caminhada Negra 
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 01/11/2023 18:02

Uma contribuição para o resgate da história e da cultura negra. No próximo dia 18 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11), magistrados do TJRJ participarão da 3ª edição da Caminhada Negra, uma promoção da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).  

“A Caminhada Negra, promovida pela AMB e apoiada pela Amaerj, é uma contribuição para a redução da distância que há entre a lei e sua efetividade no tema urgente e importante que é o racismo. Para que nossa sociedade seja mais justa e feliz, precisamos ser antirracistas. Todos e todas o tempo todo”, ressaltou o desembargador Wagner Cinelli, presidente dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs) e gestor pelo TJRJ do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial.  

 

Percurso no Rio 

Com a presença de guia, a caminhada no Rio terá como ponto de partida a Praça Mauá, em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro, a partir das 9h30. O encerramento será no Cais do Valongo, às 12h30. 

“A Caminhada Negra é uma importante iniciativa da AMB para relembrar a História do Brasil, resgatar as nossas raízes e evidenciar a importância da cultura afro-brasileira. No Rio, a caminhada passa pelo Cais do Valongo, Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Uma ação educativa e cultural que ressalta o engajamento dos magistrados na luta pela igualdade racial”, disse a juíza Eunice Haddad, presidente da Amaerj e vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB. 

“Esse evento dá aos participantes acesso a uma parcela importante da nossa história, em um espaço urbano marcado pelas memórias dos nossos antepassados, que ali deixaram explícitas suas dores e suas alegrias, em emocionantes e variadas formas de expressão. E ainda, no mês de combate à discriminação racial, promove a valorização de identidades negras e da comunidade que se assentou naquele local, para que seja continuamente recordada e homenageada’’, pontuou o juiz Vitor Porto, titular da Comarca de Santa Maria Madalena e integrante do COGEN 1º Grau. 

 

No Brasil 

A caminhada também será realizada em Salvador (BA), Belém (PA), Macapá (AM), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Olinda (PE) e Curitiba (SC) com roteiros que contemplam a trajetória e o protagonismo do povo negro em pontos turísticos e culturais de cada uma das cidades. Em Brasília (DF), a III Caminhada Negra será em 25 de novembro, coincidindo com a realização do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e do 3º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd). 

 

Inscrições 

No Rio, Magistrados e familiares podem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp da Amaerj (21) 96415-6113. As vagas são limitadas. 

 

Departamento de Comunicação Interna