Autofit Section
Teresópolis ganha Sala Lilás para atender mulheres vítimas de violência
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 01/11/2023 19:02

Teresópolis ganha Sala Lilás para atender mulheres vítimas de violência

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Coem), inaugurou nesta quarta-feira, 1º de novembro,  mais uma Sala Lilás, desta vez no Serviço Médico Legal do Posto de Polícia Técnica Científica de Teresópolis (PRPTC).

O espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual terá atendimento feito por equipe multidisciplinar, basicamente formada por mulheres.

 

Drª Viviane, DGPAM, Drª Marcela Assad e a presidente do Conselho Municipal da Mulher Lilian Cirico Drª Viviane, DGPAM, Drª Marcela Assad e a presidente do Conselho Municipal da Mulher Lilian Cirico  

 

A inauguração foi possível graças ao convênio entre TJRJ, a Secretaria Estadual de Polícia Civil e a Prefeitura de Teresópolis, assinado em junho deste ano pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; pelo delegado Fernando Antônio Paes de Andrade Albuquerque (então secretário de Estado de Polícia Civil); e pelo Prefeito do Município de Teresópolis, Vinícius Cardoso Claussen da Silva.

O convênio consiste na cooperação técnica e material, visando à humanização da sala do Instituto Médico Legal.

O Posto de Polícia Técnico-Científica de Teresópolis fica na Rua Alberto Torres, 531, Alto, em Teresópolis.

 

Sala Lilás

Como uma das formas de apoiar e acolher mulheres vítimas de todo tipo de violência, o projeto Sala Lilás foi criado no Estado do Rio de Janeiro, em 2015. 

O local é equipado para fazer exames periciais e possui uma equipe multidisciplinar composta por policiais, assistentes sociais e enfermeiras para realizar os atendimentos especializados. A integração dos serviços pretende ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar e falar sobre a violência sofrida.

Hoje o atendimento especializado é oferecido também no Centro do Rio, em Campo Grande, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu.

 

Departamento de Comunicação Interna