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Empresa de telecomunicações disponibiliza totens para negociação pré-processual em fóruns do Rio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/02/2024 16:40


Valdice dos Santos tem recebido as faturas da empresa Claro com valores acima do acordado. A conta deveria ser de 178 reais, mas são enviadas para a consumidora no valor de 247 reais. Frequentemente, ela precisa ligar para a empresa para receber a fatura correta. Nesta quinta-feira (15/02), Valdice se surpreendeu em saber que poderia resolver a questão em poucos minutos no térreo da Lâmina V do Tribunal. “Eu sou advogada, minha prática tem sido o Direito do Consumidor, mas eu estou feliz por poder resolver meu problema definitivamente aqui no totem, sem burocracia e, principalmente, sem precisar entrar na Justiça”. 
A advogada utilizou o serviço de atendimento por vídeo-chamadas, disponibilizado pela empresa de telecomunicações Claro. Por meio do totem, é possível solucionar as questões relacionadas aos serviços de telecomunicações, sem intermediário ou processo judicial. Essa é uma realidade nos fóruns Central, Méier, Duque de Caxias, Leopoldina, Jacarepaguá e Niterói.

O totem
Um tablete fica acoplado ao totem e, com apenas dois cliques na tela, o consumidor está diante de uma equipe de atendimento especializada em solucionar conflitos. A negociação por videoconferência é realizada com um fone que garante a privacidade da conversa. Também é disponibilizado um chat durante a chamada para que, caso necessário, o consumidor possa ser atendido por meio de mensagens de texto. Para fazer a negociação por meio do chat, basta enviar as fotos da fatura, da carteira de identidade e do CPF por meio do tablet do totem.
O canal efetivo com atendimento remoto possibilita a conciliação pré-processual, visando a solução de demandas sem a necessidade de ajuizamento de ação.
O consumidor tem o atendimento pré-processual no horário normal de funcionamento dos fóruns, de segunda à sexta-feira, das 11h às 18h.
Os totens são instalados próximos aos Juizados Especiais e a resposta sobre a solicitação do consumidor demora, em média, 10 dias.

 

Fotos: Rogério Brito
Departamento de Comunicação interna