Autofit Section
6º episódio do podcast Fórum Aberto debate violência cibernética contra as mulheres
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 18/03/2024 17:16

6º episódio do podcast Fórum Aberto debate violência cibernética contra as mulheres


Um produto do Estúdio TJRJ, o podcast Fórum Aberto, traz para o 6º episódio o tema “Violência cibernética contra as mulheres”. Já disponível nas plataformas digitais, o  episódio debate o tema a partir das reflexões da desembargadora Adriana Ramos de Mello, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) e do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia da EMERJ (NUPEGRE); e da advogada criminal Maíra Fernandes, presidente da Comissão de Crimes Digitais da OAB/RJ e coordenadora do Departamento de Novas Tecnologias e Direito Penal do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).

No programa, as convidadas destacam que nenhuma mulher está livre de sofrer esse tipo de violência e que vários crimes praticados no mundo real podem ser praticados também no mundo virtual. “O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no contexto doméstico e familiar e, muitas vezes, as redes sociais são usadas pelos agressores para praticarem mais uma forma de violência”, pontua a desembargadora.

O episódio aborda a cartilha “Violência Cibernética contra as mulheres”, lançada pelo TJRJ no Dia Internacional da Mulher, 8 de março deste ano, que explica quais são os crimes virtuais contra a mulher, como se proteger e de que forma denunciar.

Ao citar exemplos de casos concretos, a advogada orienta como preservar as provas da violência cibernética por meio der plataformas de certificações digitais: “Se for um link de uma página de rede social, por exemplo, vale a pena copiar o endereço daquele link, porque assim é possível recuperar aquela postagem e seguir adiante com a ação penal”.

Outra questão discutida é a interseccionalidade, as convidadas pontuam que as mulheres negras são as mais impactadas pela violência. Elas ressaltam ainda a importância de divulgar as informações sobre os riscos das novas tecnologias, principalmente, nas escolas. “A inteligência artificial pode ser ótima, mas também pode ajudar a uma nova prática de crime”, observa a desembargadora Adriana Mello.

 

Fórum Aberto

Apresentado por Claudio Pitanga e Gabrielle Dias, o podcast Fórum Aberto é uma produção do Departamento de Comunicação Interna do TJRJ (DECOI), gerenciado pela Divisão de Mídia Audiovisual (DIMAU). A cada programa, magistrados e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento são convidados para um bate-papo sobre questões de interesse da sociedade, sempre com o objetivo de estabelecer um diálogo aberto com a população, solucionando suas dúvidas mais comuns.

Para conferir o episódio na íntegra, acesse os canais do TJRJ no YouTube ou no Spotify. Outra opção é acessar o podcast na página Vídeos Institucionais, no site do Tribunal.

 

 

Departamento de Comunicação Interna