Autofit Section
Tribunal de Justiça do Rio homenageia "Parceiros da Sustentabilidade"
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 24/09/2024 15:46

Tribunal de Justiça do Rio homenageia "Parceiros da Sustentabilidade"


“Como ensinou Paulo Freire, que a sua fala se repita até que se torne sua prática. Queremos ser multiplicadores”, disse a servidora Tatiana Ramos Molina, síndica regional do 5º Nur, uma das agraciadas com o prêmio "Parceiros da Sustentabilidade".

Em 2023, a coleta seletiva implementada nas comarcas do Núcleo Regional resultou em 10 toneladas de material reciclável. “Este ano, já superamos essa quantidade e estamos com um projeto-piloto para a arrecadação de tampinhas coloridas, que serão trocadas por cestas básicas para os assistidos da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Abaterj”, explicou a servidora.

Nesta segunda-feira (23/09), pessoas que se destacaram por contribuir para o êxito dos programas de sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) receberam a premiação em cerimônia no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na Escola da Magistratura (Emerj).

“A minha maior felicidade foi ter proporcionado o impulsionamento do Tribunal rumo a uma nova mentalidade, relacionada ao comprometimento com a sustentabilidade e com uma conduta socialmente responsável”, ressaltou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ao agradecer a colaboração dos agraciados durante a abertura da cerimônia.

 

A premiação

Promovida pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), a premiação foi dividida em três categorias: “Reciclagem”, “Exposições Sustentáveis” e “Eventos Sustentáveis”. Os troféus, feitos com madeira de reaproveitamento, foram desenvolvidos pela equipe do Departamento de Comunicação Interna e pela Divisão de Gestão Ambiental do Departamento de Sustentabilidade (DESUS).

A iniciativa visa sensibilizar a força de trabalho para as políticas institucionais de sustentabilidade, estimulando a participação e o engajamento de todos nas ações socioambientais desenvolvidas pela SGSUS, com base na Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.

 

 

Reconhecimento
 
“O evento de hoje é um reconhecimento e um agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso das ações de sustentabilidade no Tribunal”, destacou a desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS).

A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, auxiliar da Presidência, pontuou: “Eu gostaria de deixar um agradecimento especial a toda a equipe da SGSUS e especialmente ao nosso presidente, que sempre falou que a 'menina dos olhos' dele é a SGSUS. Ele nos deu a oportunidade de desenvolver um trabalho que, certamente, vai continuar pelas próximas administrações.

Em maio deste ano, o TJRJ recebeu o selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pela implementação de práticas de sustentabilidade propostas pelo programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O analista ambiental Pablo Saldo, coordenador nacional do programa, participou da premiação e salientou: “O Tribunal do Rio está de parabéns pela iniciativa. Esse prêmio é um exemplo, não apenas para os outros tribunais, mas para todas as instituições públicas. É importante multiplicar o engajamento, sensibilizar por meio do exemplo”.

“Este prêmio honorifica a mim e a toda a equipe do Museu da Justiça”, destacou a diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira, que também agradeceu em nome dos demais homenageados.

No encerramento do evento, o secretário-geral da SGSUS, Antônio Francisco Ligiero, enfatizou: “Quero agradecer o presidente por ter me dado a oportunidade de trabalhar com magistrados e servidores que fazem acontecer. Espero ter correspondido às expectativas”.

 

Os agraciados
 
Categoria Reciclagem
Carlos Quijada, servidor aposentado;
José Carlos Bonam, perito na Comarca de Cabo Frio;
Tatiana Molina, servidora do Fórum de Volta Redonda;
Fernando Soares Gonçalves, colaborador do Fórum do Méier;
Fabiana Guimarães, servidora;
Beatriz Braga, colaboradora do Fórum de Santa Cruz;
Rosana Tostes, servidora.

Categoria Exposições Sustentáveis
Marcos Lanzieiro, artista plástico;
Carlos André Nascimento, artista plástico;
Siléa Macieira, diretora do Museu da Justiça.

Categoria Eventos Sustentáveis
Maria Lima, colaboradora da Abaterj;
Leonardo Santa Cruz, colaborador da informática;
Alan Abreu, engenheiro da Cedae, responsável pela doação de mudas e de sementes;
Epifânio Araujo, colaborador da marcenaria responsável pela produção dos troféus;
Reinaldo Ramos, colaborador do serviço de limpeza do Tribunal. 

 

Premiados


Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna