Autofit Section
Novembro Azul: Servidores e colaboradores terão folgas para a realização de exames preventivos
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 21/11/2024 18:16


Em apoio à campanha mundial “Novembro Azul”, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reforça a importância da conscientização dos homens em relação aos cuidados com a saúde. O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, autorizou a concessão de folgas para que servidores e colaboradores possam realizar exames preventivos de câncer de próstata, câncer de intestino e outros tipos de câncer. A decisão da Presidência está de acordo com a Lei Estadual 5.245/2008, que prevê a dispensa do serviço, limitada a três dias por ano, sem prejuízo da remuneração, para a realização dos exames preventivos. As folgas devem ser justificadas por meio da apresentação de comprovante.
 
Também participa da campanha mundial “Novembro Azul” o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que concederá licenças para a realização dos exames. A ação, que estimula a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, seguirá os moldes da campanha “Outubro Rosa”.
 
Novembro Azul
 
No mês de novembro, a campanha “Novembro Azul” busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
 
O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade, com a maior incidência a partir dos 60 anos. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, os homens realizem exames anuais. Aqueles com histórico familiar da doença devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
 
Leia também:  Outubro Rosa: TJRJ e TRF2 lançam medida em prol da saúde da mulher
Outubro Rosa: TJRJ e TRF2 lançam medida em prol da saúde da mulher - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
 
Departamento de Comunicação Interna