Livro em comemoração ao centenário da Justiça da Infância no Brasil é lançado
Os organizadores do livro Eliana Olinda Alves, Lindomar Expedito Silva Darós, Erika Piedade da Silva Santos e Rick J. Santos.
O livro “Um século de Justiça da Infância: O que mudou na história da assistência e proteção às infâncias no Brasil” foi lançado, nesta quarta-feira (18/12), no Museu da Justiça. A obra encerra as comemorações do centenário da criação da justiça especializada na infância no Brasil, a primeira da América Latina.
Organizada por Eliana Olinda Alves, Erika Piedade da Silva Santos, Lindomar Expedito Silva Darós e Rick J. Santos, a obra foi elaborada por pesquisadores, acadêmicos e psicóloga.
A psicóloga do TJRJ, lotada na 1º Vara da Infância e Juventude e do Idoso, Erika Piedade da Silva Santos, conta que o livro começou a ser idealizado a partir das reflexões dos eventos em celebração do centenário.
“É importante pensar na infância no Brasil, um tema extremamente valioso e urgente. Acho que o tribunal é mais justo, porque está preocupado com como fazer uma justiça melhor para as crianças e adolescentes do nosso país”, disse Erika Piedade Silva Santos.
Membro da Coordenadoria da Infância e uma das organizadoras do livro, Eliana Olinda Alves, destaca a importância da temática: “São psicólogos de várias áreas dentro do tribunal, pesquisadores, historiadores e outros profissionais convidados. É sempre bom essa interlocução interna do tribunal com as universidades. Isso enriquece o nosso trabalho”.
“É uma honra participar dessa obra coletiva e muito trabalhosa. Estamos trabalhando e organizando o livro há mais de um ano. A produção coletiva sempre aposta no coletivo”, disse Lindomar da Costa, psicólogo lotado na Vara de Infância e Juventude Idoso de São Gonçalo e um dos organizadores do livro.
Departamento de Comunicação Interna