Autofit Section
TJRJ lança 9º episódio do podcast Fórum Aberto
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 29/01/2025 16:41

TJRJ lança 9º episódio do podcast Fórum Aberto

 

O nono episódio do podcast “Fórum Aberto”, um produto do Estúdio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), está disponível nas plataformas digitais.
 
Neste episódio, a juíza Leidejane Chieza e a psicóloga Tatiana Moreira apresentam as iniciativas do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento de Ações e Políticas Voltadas para Mulheres Negras do TJRJ (GT-Mulheres Negras). As convidadas também contam sobre suas trajetórias, destacando a importância da representatividade no Judiciário.
 
“É muito engraçado quando alguém entra na sua comarca e pergunta: ‘o juiz está aí?’ Talvez pelo fato de ser mulher e negra, as pessoas podem olhar por esse lado e não entender que eu sou a juíza. Um episódio que me incomodou muito, em um evento, os participantes estavam comentando sobre ingresso na magistratura, um deles afirmou que entrei pelas cotas. Mas o que isso me diminui? Quando eu fiz concurso não tinha cotas, mas e se tivesse?”, disse a juíza.
 
Outro assunto abordado no programa foi o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, de aplicação obrigatória em todo o país, lançado recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tatiana Moreira relata que, como uma psicóloga lotada em uma Vara de Infância e Juventude, este documento é fundamental.
 
“É perceptível que a maioria das crianças que estão no acolhimento, nos abrigos, são negras. Não que as famílias negras não sabem cuidar das suas crianças, mas, porque, socialmente, essas famílias foram empurradas para essa realidade de desigualdade e precariedade, o que vai refletir no acesso à educação, saúde e informação”, declarou a psicóloga.
 
Para conferir o episódio na íntegra, acesse os canais do TJRJ no YouTube ou no Spotify. Outra opção é acessar o podcast na página Vídeos Institucionais, no site do Tribunal.
 
Podcast Fórum Aberto
 
Gravado no Estúdio TJRJ, o podcast “Fórum Aberto” é um produto do Departamento de Comunicação Interna (DECOI) em parceria com o Departamento de Segurança Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL). A cada episódio, magistrados e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento são convidados a participar de um diálogo sobre os mais diversos temas da atualidade, sem “juridiquês”.

 

 

Departamento de Comunicação Interna