Autofit Section
Crianças de projetos sociais da Maré, Acari e Parada de Lucas conhecem presidente do TJRJ e estrutura do Judiciário fluminense
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/07/2022 18:02

O presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira, posa com uma das crianças. O presidente está abaixado, da altura da criança, e segura o barco que ganhou de presente              As crianças entregaram um presente ao presidente do TJ: um barco com a bandeira do Botafogo, time de coração do magistrado

 

Cinquenta crianças moradoras do Complexo da Maré, Acari e Parada de Lucas tiveram um dia atípico nesta sexta-feira (29/7): conheceram a estrutura do Judiciário fluminense e participaram de um bate-papo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. A iniciativa faz parte do projeto ‘Um dia com o presidente’, que reuniu crianças participantes dos projetos sociais ‘Lutando por Vidas’ e ‘Ação Entre Amigos’.   

“Hoje vocês estão conhecendo a Casa da Justiça, local em que as pessoas, que tiveram algum desentendimento ou cometeram algo de errado, vêm para resolver suas demandas. Aqui existe muito trabalho e respeito”, destacou o presidente do TJRJ.   

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, fez questão de deixar uma mensagem positiva para a criançada.   

“Acreditem que tudo que vocês desejarem e sonharem, vocês podem realizar. Independentemente se querem ser jogadores de futebol, médicos, advogados ou juízes. Para isso basta ter vontade de vencer”, disse.  

Para Ketellen Victória dos Reis Nascimento, de 11 anos, a visita ao Tribunal de Justiça foi inesquecível.  

“Aqui é tudo muito grandioso. Lindo de verdade. A vista é sensacional. Que legal que tive a chance de conhecer pessoalmente um tribunal”, comemorou.   

Na visita ao Tribunal Pleno, Gabriely Victória da Silva Netto, de 13 anos, repetia para os colegas que um dia voltaria ao local como advogada.  

“Não acreditava que um dia poderia estar aqui e olha onde estou hoje? Se a gente pode sonhar, podemos realizar. Com certeza vou me lembrar deste dia para sempre”, disse a adolescente, moradora de Acari.   

O encontro, realizado no Salão Nobre, também reuniu o presidente do Instituto Brasileiro Lutando por Vidas, Jorge Turco; o idealizador do Projeto ‘Ação Entre Amigos’; Edmundo Gomes da Silva; e o sócio proprietário da Pernambuquinha Indústria Alimentícia, Elinho Bandeira.   

“O objetivo principal desse encontro é mostrar novas realidades e perspectivas de vida que as crianças de comunidades carentes do Rio não conhecem”, explicou Jorge Turco.  

 

IA/FS  

Foto: Luiz Henrique Vicent/ TJRJ