Autofit Section
Museu da Justiça inaugura exposição em homenagem ao jurista e escritor Sílvio Romero
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/10/2022 21:55

Presidente do TJSE Desembargador Edson Ulisses de Melo, as netas de Sílvio Romero, Carmem Porto Romero, Selma Romero Malheiro, a bisneta do jurista, Fernanda Romero, o presidente da ABL, jornalista Merval Pereira, jornalista Ancelmo Gois e presidente do TJ Henrique Figueira

 

Parentes, amigos, magistrados, acadêmicos e escritores participaram nesta terça-feira (11/10), no Museu da Justiça, da abertura da exposição “Filho da Natureza, Criado ao Sol - 170 anos de Sílvio Romero”, em comemoração ao marco de nascimento do jurista e escritor sergipano, que se destacou como crítico, ensaísta, folclorista, professor e historiador da literatura brasileira. Romero foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 17 da ABL.  

A mostra, promovida pelo Museu da Justiça em parceria com o Memorial do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe, destaca momentos da trajetória de Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero através de peças de acervo e obras produzidas por artistas ao longo do século XX e XXI. As netas do Sílvio Romero, Carmen Porto Romero, Selma Romero Malheiro, e a bisneta Fernanda Romero participaram da cerimônia. 

Os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ao lado de sua esposa, Inês Pedrosa de Andrade Figueira, e do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, acompanhado pela esposa, Maria do Carmo Chagas de Melo, uma das curadoras da exposição, cortaram a faixa inaugural, abrindo a visitação aos convidados. 


Participaram, ainda, da cerimônia, os desembargadores Antonio Siqueira e Ronald, dos Santos Valadares, integrante da Comissão de Preservação Judiciária de Museu da Justiça do Rio de Janeiro, o presidente da Academia Brasileira de Letras, jornalista Merval Pereira, o jornalista Ancelmo Gois, e Sayonara Viana, diretora do Memorial do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe, também curadora da exposição. 
O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira destacou a importância de trazer a exposição em homenagem a Silvio Romero para o Rio de Janeiro. 


“Há alguns meses, durante encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça, realizado em Sergipe, tivemos a oportunidade de visitar a exposição “Filho da Natureza, Criado ao Sol - 170 anos de Sílvio Romero”. Minha esposa ficou encantada e falou: temos que levar essa exposição para o Tribunal de Justiça do Rio. Nada mais justo, até porque, além da importância de sua obra, ele foi juiz aqui no nosso Tribunal. O TJRJ sente-se honrado em homenagear esse grande brasileiro”. 

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, não escondeu sua alegria pela montagem da exposição no Rio de Janeiro. 


“É com satisfação e alegria que estamos hoje, aqui, inaugurando essa exposição. Sinto-me honrado, como sergipano, em estar presente e poder contribuir para homenagear Sílvio Romero. Estamos trazendo mais um talento sergipano. É uma honra para o Tribunal de Justiça de Sergipe compartilhar com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a obra desse importante personagem de nosso estado”. 


Presidente da ABL, o jornalista Merval Pereira elogiou a iniciativa da homenagem a um dos fundadores da Casa de Machado de Assis.  


“Sílvio Romero é um grande intelectual brasileiro que merece essa homenagem. Trata-se de um intelectual múltiplo, com várias facetas, com destaque em várias áreas. Além disso, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, o que já demonstra sua importância para a cultura e para o país.” 


Representando a família do homenageado, Carmen Porto Romero agradeceu a homenagem ao avô.

 
“É uma grande honra estar aqui representando a grande família Romero. Estamos muito felizes e orgulhosos com essa homenagem que Sergipe e o Rio de Janeiro estão prestando ao meu avô”. 


O jornalista Ancelmo Gois também considerou a mostra um reconhecimento ao talento de Romero, destacando o fato de ser sergipano como o homenageado. 

“Ele é um conterrâneo ilustre e autor de uma obra fundamental na crítica literária brasileira. Foi um dos fundadores da ABL e juiz na Comarca de Paraty, que, por sinal, é sede de um grande evento artístico, a Feira Literária de Paraty (Flip), o que não deixa de ser uma feliz coincidência. Estou muito orgulhoso por essa homenagem”. 
 

Serviço 

“Filho da Natureza, Criado ao Sol - 170 anos de Sílvio Romero” 
Museu da Justiça 
Rua Dom Manuel, 29, Sala 305 - Centro Rio de Janeiro 
De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h 
Entrada franca 
Classificação indicativa: livre 

JM/FS