Autofit Section
Gabinete Virtual chega a 52 Varas Cíveis da Capital
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/07/2021 14:34
Sistema de videoconferência permitirá contato direto entre magistrados e advogados

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) inicia, no próximo dia 2 de agosto, o projeto-piloto de um novo canal de comunicação entre magistrados e advogados: o Gabinete Virtual. A nova ferramenta será disponibilizada, inicialmente, para as 52 Varas Cíveis da Capital através de links que poderão ser acessados no ambiente Endereços e Telefones no portal do TJRJ.

Desenvolvida pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados (DGTEC), a ferramenta vai possibilitar o acesso ao gabinete dos magistrados nos moldes do Balcão Virtual – instrumento já em uso e que permite que advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública tenham contato com cartórios por meio de videoconferência.

Ao escolher a opção do link do Gabinete Virtual, o advogado terá a possibilidade de agendar dia e hora para falar com juiz, sempre em acordo com agenda disponibilizada pelo magistrado. O Gabinete Virtual é voltado exclusivamente para advogados, pois após abrir o link é necessário que o usuário da ferramenta utilize o número de sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para passar à fase seguinte.

De acordo com juíza Daniela Bandeira, auxiliar da Presidência do TJRJ, o uso do novo instrumento não é obrigatório. Mas é mais um dispositivo que os magistrados poderão utilizar para auxiliá-los na prestação jurisdicional.

O Gabinete Virtual e o Balcão Virtual fazem parte das iniciativas e ações que a gestão do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, vem desenvolvendo para consolidar o Judiciário fluminense rumo ao futuro e dar mais celeridade e efetividade a sua atividade fim.

Ainda no primeiro trimestre de 2021 o TJRJ assinou Acordo de Cooperação Técnica do ‘Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos’ com o Conselho Nacional de Justiça. Desde então, diversas iniciativas, projetos e instrumentos tecnológicos vêm sendo desenvolvidos pelo Judiciário fluminense.