Autofit Section
Confraternização reúne integrantes de projetos sociais do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/12/2022 19:49

                         Confraternização do Deape teve apresentação musical organizada pelos integrantes do projeto social

 

Muito samba, animação e reflexões sobre cidadania. Assim foi a festa de fim de ano do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O evento, realizado nesta quarta-feira (14/12), reuniu integrantes do projeto social “Jovens Mensageiros”.   

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, participou da confraternização ao lado da esposa Inês Pedrosa de Andrade Figueira. Também estiveram presentes a desembargadora Mafalda Lucchese, a juíza auxiliar da Presidência Daniela Bandeira, a diretora do Deape, Rosi Di Masi Palheiro, entre outras autoridades.   

Durante a solenidade, ex-integrantes dos projetos sociais do Deape deram depoimentos sobre mudanças que foram promovidas em suas vidas após a oportunidade. É o caso de Gabriel José da Silva. Ele fez parte do “Jovens Mensageiros” em 2016 e, hoje, é advogado e aluno da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).   

“Integrar o projeto significou meu momento de inclusão pessoal e profissional. Graças à iniciativa eu pude pagar um cursinho e realizar meu sonho de cursar Direito. Agradeço imensamente a oportunidade e desejo aos jovens sucesso e força para vencer os obstáculos”, incentivou. 

Jonathan Jesus, participante do “Justiça pelos Jovens” durante o ano de 2017, disse que o programa o retirou de um lugar de vulnerabilidade social.   

“O projeto me lançou como um cidadão de fato. Hoje estudo Direito, sou contratado pela Emerj e voltei a sonhar”.   

Tatiana Miranda, do “Pais Trabalhando”, contou que a oportunidade chegou na sua vida no momento em que mais precisava. Ela estimulou os jovens a aproveitarem a iniciativa e buscarem realizar seus objetivos. Já Jonathan Ramos, que foi beneficiado pelo “Justiça pelos Jovens” entre 2012 e 2014, hoje é advogado e aluno de especialização da Emerj.   

Em seguida, o presidente Henrique Figueira anunciou o vencedor do 5º Concurso de Redação do projeto ‘Estudar para Qualificar’, uma parceria com a Uerj. O primeiro lugar foi de Daniel Figueiredo Xavier de Jesus, com a redação “Os desafios da ecocidadania”.   

Ao final do evento, o magistrado sorteou uma bicicleta entre os participantes do “Jovens Mensageiros”. O ganhador foi Luiz Felipe Martoreli.   

 

MG/ MB