Autofit Section
Em visita ao Museu da Justiça, presidente do TJ do Rio recorda início na Magistratura
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/03/2023 19:14

                                             O presidente Ricardo Cardozo conversa com funcionários durante visita ao Museu da Justiça 

 

Uma visita que trouxe uma leva de boas lembranças ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. Na tarde desta quinta-feira (16/03), enquanto percorria os corredores e majestosos salões do Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário, o magistrado reviveu antigas memórias. “Bem no início da minha carreira, fui designado para substituir o então juiz titular do 1º Tribunal do Júri. Portanto, durante dois ou três meses, eu atuei nesse prédio”. 

O presidente do TJ também falou sobre o pai, o desembargador Estenio Cantarino Cardozo, falecido em 2018. Ele presidiu o antigo Tribunal de Alçada Criminal, que funcionava no quarto andar do prédio. 

“Essa visita não foi por acaso. É um momento que me traz lembranças do meu pai, do gabinete dele, e do tempo em que atuei aqui. Tem um lado emocional”, relembrou. 

Acompanhado da diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira, da secretária da Secretaria-Geral de Administração, Jacqueline Campos, da diretora do Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento, Ana Paula Delgado, de museólogos e outros funcionários, o presidente do TJ percorreu espaços como o Salão dos Passos Perdidos, o Salão dos Espelhos, o Antigo Tribunal do Júri, o Antigo Tribunal do Pleno e a Biblioteca. O magistrado tirou dúvidas sobre o acervo e obras do Museu e fez sugestões à equipe.  

Na oportunidade, também visitou a exposição “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”. Dentre o acervo histórico exposto estão objetos de trabalho, móveis, fotografias, livros de registros e documentos decorrentes da atividade judicial, dos quais destacam-se autos processuais com mais de três séculos. A mostra se propõe a rememorar os órgãos que compunham a administração da Justiça desde o início da colonização, com destaque para os diferentes tribunais que desempenharam a jurisdição no território que corresponde ao atual Estado do Rio de Janeiro e sua interação com a história social brasileira.  

  

MG/FS 

Foto: Rosane Naylor