Autofit Section
Tribunal de Justiça inicia campanha de coleta de tampinhas plásticas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/04/2023 19:48

A Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social lançou, nesta quarta-feira (05/04), a campanha de coleta de tampinhas de plástico nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A primeira unidade a receber o projeto, depois do Fórum Central, foi a 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, na Praça Onze. Os objetos serão reciclados e irão financiar a compra de cadeiras de rodas destinadas ao Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ). A campanha é realizada em parceria com o Instituto Soul Ambiental, responsável pela separação, destinação do material coletado para as recicladoras. 

A juíza titular da 1ª Vara da Infância, Lysia Maria da Rocha Mesquita, exaltou a iniciativa como uma maneira de conscientizar os funcionários do Poder Judiciário e a população em geral sobre os perigos do descarte irregular de dejetos. A magistrada lembrou que peças como as tampinhas de plástico e pilhas causam enormes danos à fauna e à flora locais e, por consequência, aos seres humanos, que serão afetados pelos resultados tóxicos e poluentes.

"As pessoas irão ver logo a caixa coletora na entrada e lembrarão de trazer as tampinhas de casa, além de depositar de maneira correta aquelas que elas já têm aqui. Essa é uma maneira do Tribunal de Justiça conscientizar a população sobre o tema, e com um resultado ainda maior, já que com essa parceria com o Inca nós iremos ajudar as pessoas necessitadas", afirmou.

O secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Antonio Francisco Ligiero, agradeceu à magistrada pela colaboração e a presenteou com uma muda de pitangueira, que será plantada nos jardins da 1ª Vara da Infância. Ele também ressaltou que o Poder Judiciário fluminense tem como missão conscientizar funcionários e usuários da Justiça da importância das práticas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. 

"A minha geração é do desperdício, do consumo inconsciente que explorou os recursos naturais de forma exagerada. Então, nós apostamos nas próximas gerações, que já são e ainda serão mais educadas com valores de respeito ao meio ambiente e saberão dos resultados positivos que o descarte responsável dos dejetos pode provocar, por exemplo", defendeu. 

No Fórum Central, já existem cinco postos de coleta: no hall dos elevadores do térreo (lâmina I); na entrada pelo Beco da Música (2º andar, lâmina II); no hall de entrada do Museu da Justiça; no hall de acesso ao Centro Administrativo e no restaurante Senac (4º andar).
 
A inauguração dos postos de coleta seguirá o seguinte cronograma:
 
Dia 20 de abril – Fórum do Meier
Dia 25 de abril – Fórum de Santa Cruz e Barra da Tijuca
Dia 27 de abril - Juizado da Gávea

JGP/FS

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ