Autofit Section
Uma nova oportunidade: 21 jovens ingressam em projeto social
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/06/2023 19:04

 

 

 

Na mesa da esquerda para direita: Andrea Christina Vaz, diretora do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade; Marcia Fayad, diretora da divisão de Ação Social e Acessibilidade;  juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, juíza auxiliar da Presidência; Evangelina Andrade, representante do DEGASE; Antonio Ligiero, secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social;  e Dayane Oliveira Verly, assessora da SGSUS

 

O início de uma nova oportunidade de vida, de mudança e superação. Isso é o que começou a ser vivenciado, nesta quinta-feira (15/6), por grupo de 21 jovens que recebeu as boas-vindas no projeto Justiça pelos Jovens. A iniciativa proporciona aos que estão em cumprimento de medida socioeducativa ou após o cumprimento, a experiência profissional no mercado formal de trabalho. 

A turma ingressante é composta por jovens de 17 a 20 anos em semiliberdade, liberdade assistida ou que já cumpriram integralmente medidas socioeducativas por delitos cometidos anteriormente. Em abril, outros 20 jovens ingressaram no projeto.  

A juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo deu as boas-vindas e desejou muita felicidade aos recém-chegados. “Que levem esta experiência para a vida de vocês. Estamos de braços abertos para ajudar no que for possível”, afirmou.Diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade, Marcia Fayad destacou que a data marca um capítulo muito especial da vida dos jovens. “Que seja uma experiência muito significativa, que possam contar para seus filhos. Aqui vocês estão do outro lado, do lado da Justiça”, destacou. Ela explicou que grande parte do sucesso do projeto se deve ao acolhimento, ao olhar humanizado e aos valores trabalhados, como respeito, adequação e sentimento de pertencimento à sociedade.  

Representando o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Evangelina Andrade, que trabalha com a área educativa, exaltou que seu coração de enche de alegria com o ingresso do grupo no projeto.

“Sabemos como é importante essa oportunidade. Aproveitem esse conhecimento, essa aprendizagem. Acreditamos muito em vocês, que podem e são capazes. Quero parabenizar o Tribunal de Justiça do Rio e os responsáveis pelo projeto”, disse, destacando a relevância da causa da ressocialização, da transformação das políticas de atendimento à juventude no estado.  

No projeto desde abril deste ano, o jovem Luiz Fernando já sente os efeitos positivos da iniciativa na sua vida. “Quero agradecer a toda a equipe técnica. No início, foi tudo muito difícil, aos poucos, as coisas vão melhorando. Agora há novos horizontes para mim e para outros jovens de pensar em fazer uma faculdade, um concurso público. Ajudamos em casa com nosso trabalho, o projeto ainda vai fazer muita família feliz. Quando mostramos uma transformação, viramos um exemplo para quem não acreditava em nós”, compartilhou.  

O evento contou ainda com a presença da diretora do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade (Deaju), Andrea Vaz e do secretário-geral de Sustentabilidade, Antônio Ligiero, e da assessora Dayane Oliveira Verly.  

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui – link (/web/guest/institucional/projetosespeciais/justicapelosjovens).  

SP/FS

Fotos de Felipe Cavalcanti