TJRJ entrega cadeira de rodas ao Instituto Nacional do Câncer
A desembargadora Teresa Castro Neves, presidente da Cosus; a primeira dama do TJRJ Marta Cardozo; a juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; o secretário da SGSUS Antonio Ligiero; servidores do TJRJ e representantes do Inca e do Instituto Soul Ambiental participam da cerimônia de entrega da cadeira de rodas do TJRJ ao Inca
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entregou, nesta sexta-feira (22/9), ao Instituto Nacional do Câncer (Inca/RJ) a primeira cadeira de rodas financiada através do recolhimento e separação de tampinhas plásticas coletadas em diversos fóruns do estado. Por meio da parceria com o Instituto Soul Ambiental, 400 quilos de tampinhas plásticas coletadas pelo Poder Judiciário fluminense foram “transformados” em uma cadeira de rodas. A campanha de coleta de tampinhas no TJRJ, iniciada em fevereiro deste ano, visa promover a educação ambiental e a responsabilidade social. “Temos que divulgar cada vez mais essa campanha para ver se conseguimos dobrar e doar mais cadeiras ainda”, destacou a primeira dama do TJRJ Marta Cardozo durante a cerimônia realizada no Inca.
A fonoaudiologia Rosane Paiva, paciente do Inca, aproveitou a oportunidade para agradecer o engajamento do TJRJ. “Fico muito alegre de ver o espírito de solidariedade expresso em amor porque, em palavras, a gente conhece, mas, em atitudes, é que a gente verdadeiramente vê o amor. E nós queremos agradecer porque vocês se empenharam. Eu quero agradecer porque vocês conseguiram expressar isso. Não só amor por nós, mas pela natureza e quem se importa com a natureza e com o outro verdadeiramente ama. Que vocês continuem assim empenhados percebendo não só as questões da justiça, mas também as pessoas que necessitam dessa justiça”, afirmou.
O diretor do Departamento de Sustentabilidade Felipe Fleury; a paciente Rosane Paiva; a administradora predial do Inca Rosa Teixeira; a diretora da Divisão de Gestão Ambiental Cláudia Schkrab; a diretora de marketing do Soul Ambiental Tainá Gaidano; a primeira dama do TJRJ Marta Cardozo; a juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; a desembargador Teresa Castro Neves; e o secretário-geral da SGSUS Antonio Ligiero conferem a arrecadação e separação de tampinhas plásticas
Para a presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (Cosus), desembargadora Teresa Castro Neves, fazer a coleta já com a separação por cor das tampinhas ajudará a multiplicar os esforços dos envolvidos. “O que nós pretendemos é que, no futuro, a gente possa atingir e superar as metas e retirar do meio ambiente o que é tão nocivo que é o plástico que não se degrada nunca, especialmente, quando cai nos oceanos”, pontuou acrescentando que o plástico, com esse projeto, pode ser transformado para fazer o bem na vida de quem necessita, como os pacientes do Inca que enfrentam dificuldades de locomoção.
A velocidade com que as pessoas doaram as tampinhas nos diversos fóruns chamou a atenção de Tainá Gaidano, diretora de marketing e fundadora do Instituto Soul Ambiental. “Foi uma das participações mais efetivas que nós tivemos Em pouquíssimo tempo, o Tribunal conseguiu juntar 400 quilos de tampinhas para conseguir dar uma cadeira de rodas para o Inca”, elogiou.
De acordo com a administradora predial do Inca Rosa Maria Campos Teixeira, que integra também a Comissão de Resíduos do instituto, a cadeira de rodas doada pelo TJRJ irá para o Centro de Medula Óssea do Inca. “Eu quero agradecer muito a todos. Foi um excelente trabalho realizado pelo Tribunal. Em pouco tempo, vocês conseguiram reunir os 400 quilos de tampinhas e esperamos contar com vocês novamente”, completou.
Também compareceram à cerimônia de entrega da cadeira de rodas do TJRJ ao Inca a juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ Antonio Francisco Ligiero e Ewerton Magalhães, integrante do projeto “Justiça pelos Jovens” e responsável pela separação de todas as tampinhas arrecadadas pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
A campanha no TJRJ é promovida pela Divisão de Gestão Ambiental, do Departamento de Sustentabilidade, da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).
Atualmente, o TJRJ recebe tampinhas nos fóruns da Capital, de Santa Cruz, de Niterói, do Méier, Campo Grande e nos do 5º Núcleo Regional; no VI Juizado Especial Cível (Gávea); e nas 1ª e 2ª Varas da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital (Praça Onze). Outras unidades do Poder Judiciário fluminense que tenham interesse em aderir à campanha com a instalação de novos postos de coleta podem entrar em contato com o Serviço de Planejamento e Implantação de Programas Ambientais através do telefone (21) 3133-2338 ou do e-mail da Divisão de Gestão Ambiental (sgsus.digam@tjrj.jus.br)
A primeira cadeira de rodas doada pelo TJRJ é a 17ª recebida pelo Inca por meio da campanha de coleta de tampinhas plásticas
MB
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ