Programa Justiça Cidadã recebe 102 participantes na 42ª Turma Regular
O servidor do TJRJ Marcos Rolim foi o responsável pela aula de abertura, com o tema “Organização Judiciária"
Promover a cidadania e traduzir o “juridiquês” para o entendimento do cidadão comum. O programa Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), iniciou, na tarde desta terça-feira (17/10), sua 42ª Turma Regular. O curso conta com 102 inscritos e terá duração de dois meses.
O evento de abertura foi realizado no auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj). A coordenadora do programa, desembargadora Cristina Gaulia, disse que um dos pré-requisitos para participar das aulas é ser leigo em Direito.
“Este não é um curso para reforçar conhecimentos na área. É um curso para fortalecimento da cidadania. A cada dia de aula, vocês terão um tema diferente, todos relacionados ao Direito. Vamos falar sobre Ouvidoria do TJ, Corregedoria, CNJ, Direito do Consumidor...”, explicou.
A 42ª Turma Regular se encerrará no dia 19 de dezembro. O servidor do TJRJ Marcos Rolim foi o responsável pela aula de abertura, com o tema: “Organização Judiciária”.
“Justiça Cidadã é como se fosse um curso relâmpago de Direito. Nesse período, vocês vão adquirir conhecimento de qualidade. O Direito é uma área importante para todos, pois está presente no nosso dia a dia. O conhecimento jurídico liberta, abre um leque de luz sobre nossas vidas”, ressaltou.
Também fizeram parte da mesa de abertura o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Antonio Ligeiro, e a diretora do Departamento de Acesso à Justiça e Ação Social (Deu) da SGSUS, Andrea Vaz. A desembargadora Cristina Galia destacou que, no ano de 2024, o programa Justiça Cidadã completará 20 anos.
“O TJRJ é o único tribunal que tem um curso como esse. O que a gente deseja é que vocês aprendam seus direitos e como aplicá-los. Nós temos aqui um espaço democrático, de diálogo e de aprendizado”, disse.
Sobre o programa
O Justiça Cidadã é promovido pela SGSUS do TJRJ. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores com noções sobre Direito, justiça e cidadania, além de levar conhecimento de métodos alternativos para a solução de conflitos que dispensam intervenção judicial.
Em 2023, o projeto completou 19 anos. Durante esse tempo, foram oferecidas 41 turmas regulares, com 2.067 participantes.
MG/FS
Fotos: Felipe Cavalcanti