Autofit Section
Dia do Servidor: presidente do TJRJ visita sindicato e anuncia melhorias a servidores
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/10/2023 20:47

O presidente Ricardo Cardozo, ao lado do diretor do Sind-Justiça Alzimar Andrade: "Nós precisamos do servidor ao nosso lado, precisamos tê-lo conosco nesse caminhar"

 

Os servidores do Tribunal de Justiça do Rio têm bons motivos para comemorar o Dia do Servidor, celebrado no último fim de semana, dia 28 de outubro. A partir da folha de dezembro, serão pagas as gratificações relativas à qualificação e, a partir de janeiro, as promoções e progressões funcionais acontecerão a cada 18 meses, diminuindo o tempo que, até então, era de dois anos. As medidas foram anunciadas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, durante visita ao Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sind-Justiça), na tarde desta segunda-feira (30/10).

“Estou muito feliz de estar podendo vir hoje aqui, em especial por ocasião da data do servidor público, dia 28 que passou. Sou magistrado há 35 anos e sempre pensei o seguinte: que servidor e magistrados têm que andar juntos. Minha função é gerir, administrar e dar aquilo que é possível. Esse sindicato é muito bonito, com tudo muito organizado.  Nós temos uma imensa preocupação com os servidores, tenho um carinho muito grande e procuro demonstrar isso. Não adianta ser um magistrado excepcional, culto. Nós precisamos do servidor ao nosso lado, precisamos tê-lo conosco nesse caminhar. Estamos todos no mesmo barco, navegando no mesmo sentido. O que nós queremos, na verdade, é um bom serviço. Eu não podia vir aqui só para visitar, tinha que trazer boas notícias”, afirmou o desembargador. 


O presidente esclareceu ainda que quem ainda não tiver averbado a comprovação de qualificação, poderá fazê-lo e, se for o caso, receberá de forma retroativa. Destacou também que procura fazer o possível pelos servidores, considerando as limitações existentes. 

“Tudo é difícil, a gente pensa que o presidente pode fazer tudo o que quer em uma canetada, mas não é assim. Primeiro, existe a burocracia, segundo, estamos passando por um plano de ajuste fiscal. Então, às vezes a gente quer fazer, mas não pode porque bate no teto fiscal. Às vezes, há limites para ser feito”, explicou.  
“Tem sido um ano muito prazeroso, daqui a pouco completo um ano de gestão, mas tem sido muito prazeroso porque estou podendo fazer algumas coisas, especialmente para vocês. Então, contem sempre comigo, minhas portas estão abertas, fico muito feliz e aproveito para desejar a todos vocês um excelente fim de ano que se aproxima, um Natal com muita paz, muita saúde para todos e mais uma vez renovar meus parabéns por esta data tão especial para o Dia do Servidor”, finalizou.  


O diretor do Sind-Justiça, Alzimar Andrade, destacou que a presença do presidente no sindicato e o seu anúncio foram marcantes, o que mostra o seu respeito pela categoria. “O adicional de qualificação é algo que a gente espera há bastante tempo, um reconhecimento justo ao servidor que estudou, se qualificou e merecia esse reconhecimento. O presidente Ricardo teve essa visão de priorizar isso, ele não mediu esforços em fazer cumprir, somos gratos por isso”, disse.  

Para a servidora aposentada Paula Amorim, analista judiciária que se aposentou em 2015 após trabalhar em várias serventias de Niterói, o anúncio de hoje mostra a parceria positiva entre o sindicato e a Presidência do TJRJ. “Estamos convergindo para um objetivo comum. Sem o magistrado, não há Justiça, mas sem o servidor para apoiar o magistrado nada caminha porque é uma máquina que trabalha junta, articulada. E o servidor procura sempre, também, ser uma ponte entre o jurisdicionado e o juiz”, afirmou.  

O técnico de atividade judiciária Ramon Carrera, lotado na Central de Custódia da Capital e servidor desde 2010, ressaltou que as medidas anunciadas mudam muita coisa. “Nestes últimos anos a gente vêm tendo uma valorização significativa da carreira, a implementação do auxílio-qualificação é uma demanda muito antiga e uma coisa importante também foi o presidente garantir que o plano de cargos será cumprido na íntegra. Os 18 meses para promoção e progressão dá uma tranquilidade para a categoria porque é algo que melhora nossa vida funcional, traz uma mudança significativa para nossa vida”, declarou.  


SP/FS
Fotos de Rosane Naylor