Autofit Section
TJRJ participa de Encontro Nacional da Infância e Juventude em Recife
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/10/2023 18:18
Evento sedia também o Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil e o Fórum Nacional da Justiça Juvenil

Juízes de Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio participam, até esta quarta-feira (1º/10), do Encontro Nacional da Infância e Juventude do Brasil, realizado em Recife. O evento, aberto na segunda-feira na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), engloba o XXIII Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil (Colinj), o XV Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup) e o XXXII Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), e reúne magistrados e servidores especialistas na área de todo o país.  

O juiz Daniel Konder de Almeida, presidente do Fórum Nacional da Justiça Protetiva, falou na abertura do evento e destacou a importância do encontro e dos temas abordados no debate durante os três dias. Em discurso, o magistrado destacou a necessidade de se ter uma sociedade democrática, plural e diversa, o que passa pela proteção e atenção à infância e à juventude.

“O Fórum Nacional de Justiça Protetiva é um espaço permanente de diálogo na construção de políticas judiciárias para promoção e consubstanciação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes”, afirmou.

O Encontro é realizado pela Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), com apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Desde segunda-feira estão sendo debatidos temas como direitos da infância e juventude, ato infracional, medidas socioeducativas, rede de atendimento municipal, acolhimento institucional e primeira infância. 

“É necessário que criemos mecanismos eficientes para a construção biopolítica destas crianças, livre de todo e qualquer tipo de preconceitos”, frisou o presidente do Fonajup. “Estamos orgulhosos do que já construímos, e estamos muito esperançosos do trabalho que iremos construir aqui em Recife”, complementou. 

 

 

A juíza Vanessa Cavaliere, da Vara da Infância e da Juventude da Capital, e o juiz da 4ª Infância, da Juventude e do Idoso  da Capital participam dos debates 

 

Estavam presentes no evento representando o TJRJ, os juízes Sergio Ribeiro, Lysia Mesquita, Daniel Konder, Cláudia Motta e Vanessa Cavalieri. 

Além do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros  Figueirêdo; pela coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, juíza Hélia Viegas; pelo diretor-geral da Escola Judicial (Esmape), desembargador Francisco Bandeira de Mello; pela presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil (Colinj), juíza de direito do Tribunal de Justiça de Sergipe Iracy Ribeiro; pelo presidente do FONAJUV, juiz de Direito do TJPE, Rafael Souza Cardozo; pelo presidente do FONAJUP, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Daniel Konder; e pelo 1º vice-presidente da Abraminj, juiz da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, juiz Hugo Gomes Zaher. 

SV/FS 

Fotos: Divulgação