Projeto Inclusão Legal recebe 26 primeiros participantes
Promover a inserção/reinserção no mercado de trabalho formal de maiores de 18 anos em situação de violência doméstica e familiar, vulnerabilidade social, arrimos de família (pessoa que a sustenta), pessoas com deficiência, idosos e refugiados legalizados no Brasil. Este é o objetivo do novo projeto Inclusão Legal, do Tribunal de Justiça do Rio, que recebeu na última sexta-feira (17/11) seus primeiros participantes.
Inicialmente, serão atendidas 26 pessoas em situação de violência doméstica e familiar, vulnerabilidade social e público LGBTQIA+ com Ensino Fundamental completo ou em andamento. O participante Jhonata Luiz afirmou que vivemos em uma sociedade preconceituosa e que espera contribuir com seu trabalho. “Essa oportunidade é muito especial”, destacou.
A Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do TJRJ é responsável pelo projeto, que busca contribuir para a qualificação profissional, o desenvolvimento interpessoal, a autoestima e a independência dos participantes por meio de acompanhamento supervisionado de uma equipe técnica. A iniciativa possibilita, ainda, maior eficiência nas atividades meio do Judiciário fluminense, além de sensibilização da sociedade para a questão.
Os primeiros integrantes do projeto foram recebidos pela juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, pelo secretário-geral de Sustentabilidade, Antônio Francisco Ligiero, e pelos diretores Luiz Felipe Fleury Correa e Marcia Fayad.
SP/FS
Foto/Divulgação