Autofit Section
Sala de apoio à amamentação recebe primeira doação de leite materno
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/12/2023 18:42

                                       Anna Carolina Abid doou 700 mililitros de leite materno que vão alimentar bebês internados em UTIs neonatais

 

Menos de duas semanas após a sua inauguração, a sala de apoio à amamentação localizada no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) já recebeu a sua primeira doação de leite materno. A iniciativa partiu da funcionária da Secretaria-Geral de Tecnologia (SGTEC), Anna Carolina Abid, de 35 anos, que já foi até o espaço ao menos três vezes. 

Os 700 mililitros doados serão encaminhados para o banco de leite do Núcleo Perinatal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - responsável pela distribuição de leite materno para bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva neonatais. Para ser ter uma ideia, dependo do peso de um bebê prematuro, 1 ml por mamada pode ser o suficiente para sua nutrição. 

 Mãe do pequeno Rafael, de 1 ano e 3 meses, Anna conta que a sala de apoio à amamentação permitiu que ela continuasse doando o seu leite.  

“Sempre produzi muito leite e doava para o Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, mas com a volta ao trabalho ficou mais difícil. Sempre que dava buscava um ambiente mais afastado, uma sala que não estava sendo usada para que eu pudesse fazer a extração. Na sala de apoio recebemos um kit com máscara, touca de higienização, pote de vidro para o armazenamento. Na primeira vez extrai 200 ml, o que pode ter ajudado 200 bebês”, contou a funcionária.  

O espaço aberto no dia 22 de novembro foi criado pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), por meio da Divisão de Gestão Ambiental, com o objetivo de oferecer um ambiente adequado para extração, armazenamento e doação de leite materno que pode ser utilizado por lactantes em geral que frequentam o Fórum e por funcionárias que atuam no Poder Judiciário fluminense durante o período do expediente de trabalho, ampliando o período de amamentação e gerando os comprovados benefícios para a saúde dos bebês e das mães. 

Além do local acolhedor, as mulheres que utilizam a sala recebem orientação para a retirada, armazenamento e transporte do leite com segurança até a sua residência.  

Um outro fator importante é que a amamentação é considerada uma decisão sustentável, já que reduz a geração de resíduos, evitando o consumo de fórmula infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, podem continuar sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos de idade. 

Além da doação de leite materno, o espaço também está aceitando doação de potes de vidro com tampas de roscas de plástico para o adequado armazenamento do leite.  

A sala de apoio à amamentação está localizada na Lâmina I, sala 111 B e funciona das 11h às 18h.  

 
IA/FS