Autofit Section
Presidentes de 23 tribunais de Justiça do país se reúnem no TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/03/2024 20:59

 

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o presidente do Consepre, desembargador Carlos Alberto França (TJGO) deram as boas-vindas aos participantes do X Encontro do Conselho de Presidentes 

 

Teve início na noite desta quarta-feira (13/03), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e prossegue até o próximo sábado (16/03), o X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). A cerimônia de abertura, realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, reuniu 23 presidentes de tribunais estaduais e autoridades dos demais Poderes. Durante os dias de evento, os magistrados irão abordar temas de interesse do Poder Judiciário, como cooperação entre os tribunais, inclusão digital e gestão eficiente, além de compartilhar experiências e boas práticas.

Na solenidade, 21 presidentes de tribunais estaduais do país foram recebidos pelo presidente do TJRJ e vice-presidente de Relacionamento Institucional do Consepre, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ao lado do presidente do Conselho e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França.

“O Rio de Janeiro, com sua beleza natural, exuberante e cultura vibrante, é um símbolo vivo da diversidade e unidade de nosso país. A hospitalidade e carinho de seu povo são tão marcantes quanto suas paisagens, fazendo deste um lugar perfeito para acolher os ilustres presidentes de tribunais de Justiça de nosso Brasil e suas comitivas. Este encontro é um marco de suma importância para o fortalecimento da cooperação e do diálogo entre nossos tribunais. É uma ocasião singular para debatermos experiências, compartilharmos desafios e buscarmos, conjuntamente, soluções para os dilemas que enfrentamos”, declarou o presidente do TJRJ.

Para o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a união dos tribunais estaduais é uma questão de responsabilidade social.

“Nossas decisões e ações têm um impacto direto na vida de milhões de brasileiros. Portanto, precisamos garantir que nossa atuação seja a mais eficiente e eficaz possível. É fundamental que busquemos formas de tornar a justiça mais rápida e acessível. Juntos podemos aprender uns com os outros e buscar soluções criativas e inovadoras para os desafios que enfrentamos”, destacou.

O presidente do Consepre, desembargador Carlos França, ressaltou que o encontro é uma oportunidade para a Justiça estadual debater temas importantes e buscar melhorias.

“Vamos levar para nossos estados, após o evento, as experiências que deram certo em outros tribunais. A troca de ideias serve de engrandecimento para o Poder Judiciário. Essa parceria entre os tribunais é fundamental e quem ganha é a sociedade”. 

O governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes participaram da mesa de abertura junto o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon; a defensora pública-geral do Estado do Rio Patrícia Cardoso; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Márcio Pacheco; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais do Estado do Rio, Marlon Cordovil; o subprocurador-geral do Estado do Rio, Rogério Guimaraes; e o procurador-geral do Município do Rio,  Daniel Bucar.

 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, também compareceram à solenidade de abertura do encontro. Em suas falas, eles desejaram boas-vindas aos participantes.

“Tenho certeza que nossa bela cidade irá inspirar os senhores. Que esse encontro seja muito proveitoso! ”, desejou o prefeito.

“Em um país dividido, em um mundo que está em conflito, a harmonia entre os três Poderes no Rio é exemplar. Aqui temos uma parceria respeitosa. Juntos conseguimos avançar. E o desembargador Ricardo Cardozo tem sido um ponto de equilíbrio nesse tempo de diálogo que vivemos. Desejo boas-vindas a todos e que sejam felizes no Rio”, declarou o governador.

Ao final do evento, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, da Ação Social pela Música do Brasil, realizou uma apresentação.

Dezenas de convidados participaram da solenidade no Plenário Ministro Waldemar Zveiter 
 

Compuseram a mesa da cerimônia, além dos citados, as seguintes autoridades: o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon; a defensora pública-geral do Estado do Rio Patrícia Cardoso; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Márcio Pacheco; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais do Estado do Rio, Marlon Cordovil; o subprocurador-geral do Estado do Rio, Rogério Guimaraes; e o procurador-geral do Município do Rio,  Daniel Bucar.

Compareceram ao evento os presidentes de tribunais, desembargadores Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos (TJPA); Ricardo de Oliveira Paes Barreto (TJPE); Fernando Antonio Torres Garcia (TJSP); José Arthur de Carvalho Pereira Filho (TJMG); Clarice Claudino da Silva (TJMT); Alberto Delgado Neto (TJRS); Antônio Abelardo Benevides Moraes (TJCE); João Benedito da Silva (TJPB); Manoel de Sousa Dourado (TJPI); Amílcar Maia (TJRN); Fernando Tourinho de Omena Souza (TJAL); Gilson Felix dos Santos (TJSE); Nélia Caminha Jorge (TJAM); Luiz Fernando Tomasi Keppen (TJPR); José Cruz Macedo (TJDF); Regina Célia Ferrari Longuini (TJAC); Sérgio Fernandes Martins (TJMS); Raduan Miguel Filho (TJRO); Ângela Maria Ribeiro Prudente (TJTO); Jésus Rodrigues do Nascimento (TJRR); Adão Carvalho (TJAP).
 
CONSEPRE

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado no dia 5 de novembro de 2021, após a união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos TJs brasileiros.
 
 
MG/FS

Fotos de Brunno Dantas e Felipe Cavalcanti

https://www.flickr.com/photos/pjerjoficial/albums/72177720315415855