Autofit Section
TJRJ promove a campanha de doação de sangue, nesta quarta-feira (20/3), no Fórum Central
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 20/03/2024 14:57

A juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros e Antônio Ligeiro, secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), acompanharam as doações

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promove, nesta quarta-feira (20/3), em parceria com o Hemorio, a campanha “Doe Sangue”. A expectativa é superar as 120 bolsas previstas inicialmente. Funcionários, servidores e demais cidadãos que frequentam o Fórum Central podem fazer a doação de sangue, no térreo da Lâmina III, até as 16h, na Rua Dom Manuel, nº 37, no Centro. 

A ação foi planejada pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) e contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo, e faz parte da agenda do programa de gestão da Administração do TJRJ para o biênio 2023/2024. “Cada doação é importante. No ano passado, a gente verificou que foi muito positiva a campanha e contamos com a adesão de muitos doadores. A expectativa é que essa seja melhor ainda. A parceria com o Hemorio começou em 2015, foi suspensa durante a pandemia e conseguimos retomar no ano passado com toda a força. Esta campanha de doação de sangue no TJRJ representa a união entre nossos servidores, a sociedade e as instituições, trabalhando juntos para fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou a magistrada.

A primeira a ser atendida na fila de doação foi Renata Souza, que trabalha há sete anos como recepcionista no TJRJ. Ela sempre contribui com a doação de sangue por acreditar que o gesto é uma oportunidade de salvar vidas. “A iniciativa do Tribunal é muito positiva porque é um local acessível para todos, principalmente para as pessoas que não tem tempo de se deslocar para doação em postos. Muitas pessoas aproveitam o horário de almoço para doarem sangue. Eu não preciso nem sair do prédio. Pego o elevador e realizo a doação”, contou.

 

                                                     Renata Souza foi a primeira a fazer a doação nesta quarta-feira (20/3)
 

O público que aderiu à campanha foi variado. Solange Costa Mota não trabalha no TJRJ e ficou sabendo da ação por uma amiga. Ela disse que aproveitou que estava passando pelo Centro e decidiu contribuir. “Eu acho que é um gesto que não custa nada e ajuda tantas pessoas que deve ser praticado e incentivado.  Estou aqui fazendo a minha parte para melhorar essa situação dos bancos de sangue. Se cada um fizer a sua parte para ajudar o próximo, tudo pode melhorar”, afirmou.

Médica do Hemorio responsável por acompanhar a ação, Renata Esteves ressaltou a importância da doação e deu algumas orientações para quem está em dúvida se pode ou não doar: “Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A coleta de sangue não é um ato doloroso. O indivíduo sadio se recupera dessa doação em 12 horas e quem quiser doar pode entrar em contato com a gente para saber se fez alguma endoscopia, tatuagem, algum procedimento estético que inabilite a doação momentaneamente. Campanhas como essa de coleta externa são muito importantes porque a assistência transversal se tornou um grande aliado da medicina moderna. Ela é muito importante para pacientes em diversas condições clínicas, situações de risco de vida, mas o comparecimento de doadores nunca foi uma ação comum na nossa sociedade e essa prática piorou muito no pós-pandemia”, completou.

Fotos: Rosane Naylor e Vitor Miguel/TJRJ

SV/ MB