Seminário internacional sobre políticas públicas de gênero e igualdade no TJRJ
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro abrirá as portas do Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, no Fórum Central, para realizar o Seminário Internacional sobre Políticas Públicas de Gênero e Igualdade. O seminário será uma homenagem à professora Silvia Pimentel, que realizará as palestras inaugurais ao lado da assistente social Lúcia Maria Xavier. As palestras ocorrerão na última sexta-feira do mês de novembro, dia 29, das 9h às 18h30.
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participará da abertura com o desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto, vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ; a desembargadora Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Emerj; e a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ.
Divididas em três painéis, as palestras abordarão os temas “Cooperação judiciária para erradicação da violência de gênero e do tráfico de mulheres”, “Decolonização, mudanças climáticas e o impacto na América do Sul” e “Gênero e as políticas de igualdade no sistema de justiça”. O evento também será transmitido remotamente via plataforma Zoom e será encerrado pelo diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
O seminário é realizado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (Nupegre), Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Jurisdição em Fronteiras.
Programação completa e inscrição em: emerj.tjrj.jus.br
KB/FS