Autofit Section
Centro de solução de conflitos realiza oficina de comunicação não violenta
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/03/2025 14:12

A imagem mostra um ambiente de reunião. Há um grupo de pessoas sentadas em círculo participando de uma palestra. No primeiro plano, uma mulher de cabelos grisalhos está sentada de costas para a câmera, apresentando o tema. À frente dela, há uma mesa com um computador, que exibe uma tela com um slide de apresentação. O ambiente é uma sala fechada, com paredes claras decoradas com alguns quadros e uma porta de madeira ao fundo. Os participantes estão vestidos de forma casual e parecem atentos à atividade.

A palestrante Renata Velloso debate o tema com os participantes
 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Bangu (Cejusc) realizou, na tarde de segunda-feira  (17/3), Oficina de Capacitação Não Violenta no Fórum Regional de Bangu. O curso foi ministrado por Renata Velloso, servidora púbica, bacharel em Direito, especialista em comunicação não violenta, justiça restaurativa, mediação e conciliação.

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo de comunicação desenvolvido por Marshall Rosenberg, na década de 1960, com o objetivo de desenvolver uma forma de diálogo mais empática e, assim, reduzir conflitos e violência e facilitar a colaboração entre as pessoas.

Segundo a palestrante, o objetivo da oficina foi proporcionar ferramentas para facilitar conversas que promovam o diálogo em vez do confronto, além do resgate de laços de convivência saudável.

“O objetivo da oficina é contribuir para que as pessoas possam estabelecer relações mais confiáveis e, dessa forma, aprendam a ter uma convivência mais pacífica”, afirma Renata.

A atividade foi resultado de uma parceria entre os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação no 1º e 2º graus de jurisdição (Cogen-1º e 2º graus) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, de Mediação e Conciliação (Nupemec).

MF/MB