Autofit Section
Desembargadora Suely Lopes Magalhães recebe Medalha Zilda Arns
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/03/2025 20:00

A desembargadora Suely Lopes recebebeu a Medalha do Mérito Zilda Arns das mãos do vereador Anderson Pipico ao lado do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto
 

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (19/3), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a desembargadora Suely Lopes Magalhães, 1ª vice-presidente do TJRJ, recebeu a Medalha Legislativa Municipal do Mérito Zilda Arns.  Instituída em 2010 pela Câmara Municipal de Niterói, a comenda é conferida a cidadãos e entidades que se destacam na defesa das causas humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos da criança.
 
A entrega da homenagem, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto de Castro, além de vários magistrados, foi feita pelo vereador Anderson Pipico (PT), autor da proposta aprovada por unanimidade pela Câmara.  O vereador destacou o trabalho da desembargadora, quando ocupou a 2ª Vice-Presidência do Tribunal, na supervisão do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e pelos Escritórios Sociais no acolhimento de pessoas egressas do sistema penitenciário e seus familiares.
 
“Na figura da desembargadora Suely, fazemos essa homenagem, extensiva a todo o esforço do Tribunal, para que se trabalhe na garantia de direitos, na lógica de fazer justiça para todos, especialmente tendo um olhar criterioso para quem mais precisa. E a doutora Zilda Arns expressava isso na sua vida”, afirmou o vereador.
 

A desembargadora Suely Lopes com as magistradas Luciana Fiala, Carla Faria Bouzo, Rita Vergette, Inês Trindade, Maria Helena Pinto Machado, Alessandra Bilac e Paula Feteira
 

Emocionada, a desembargadora lembrou que, na 2ª Vice-Presidência, o GMF tem como palco principal os egressos do sistema prisional. “E quando se cuida dos egressos, se cuida da família dos egressos e de seus filhos. E aí nós chegamos a Zilda Arns. Nós cuidamos dos egressos, os egressos são cuidados por suas famílias e os menores estão inseridos nisso” destacou.
 
“Essa comenda é do nosso Tribunal.  E fico muito agradecida e honrada por todos vocês estarem aqui prestigiando. A gente tem que fazer isso para sentir o quanto o Tribunal usa o seu poder para ajudar o próximo.  Nós temos 1.200 jovens no Degase sendo capacitados com empregabilidade prevista.  Isso tudo é porque o Tribunal nos fortalece”, disse.
 
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, agradeceu, em nome do Tribunal, a comenda concedida à desembargadora Suely Lopes Magalhães, que, segundo ele, vem desempenhando uma atividade muito importante desde quando ingressou na magistratura.
 
“A desembargadora sempre teve uma visão social intensa, uma preocupação com a sociedade, com a melhoria das condições, em todos os sentidos. Seja no campo da ressocialização dos egressos, nos cuidados de seus filhos, assim como depois, no âmbito de uma visão maior, uma visão social mais ampla, o cuidado com essas pessoas que necessitam de um amparo mais consistente. A Câmara Municipal de Niterói está de parabéns pela iniciativa”, assinalou o presidente.
 
Zilda Arns
 
Médica pediatra e sanitarista que atuou em causas humanitárias, Zilda Arns deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança, que salvou milhões de crianças da mortalidade infantil e da desnutrição, e a Pastoral da Pessoa Idosa. Morreu no dia 12 de janeiro de 2010, durante o terremoto que devastou o Haiti.
 
AB/FS
 
Fotos Rosane Naylor/TJRJ