Desembargador Nagib Slaibi Filho recebe Medalha de Honra da Magistratura
As desembargadoras Suely Lopes Magalhães e Maria Augusta Vaz e o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto, entregam a Medalha de Honra da Magistratura ao desembargador Nagib Slaibi Filho
Na sessão do Órgão Especial desta segunda-feira (7/4), o desembargador Nagib Slaibi Filho foi agraciado com a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense e se despediu do judiciário fluminense por aposentadoria compulsória, após servir à Justiça por mais de 40 anos.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, lembrou a trajetória do desembargador que, agora, se aposenta e o orgulho de tê-lo como um dos pares ao longo de sua trajetória: “Vossa excelência é um grande magistrado, professor de todos nós, conheceu todos os fincões da Justiça, desde oficial de justiça, promotor e magistrado, onde abrilhantou nosso tribunal, o que honra a todos nós”, disse o presidente do TJRJ.
A porta-voz para homenagear o desembargador Nagib Slaibi Filho em nome de todos foi a desembargadora Maria Inês Gaspar, que destacou o currículo do homenageado, autor de livros e artigos, além de vasta participação no meio jurídico, membro da Academia Fluminense de Letras, da Academia Niteroiense de Letras, entre outras dezenas de títulos.
A desembargadora Maria Inês Gaspar destacou a trajetória do homenageado ao falar em nome do Tribunal
“Sua trajetória marcou a magistratura do estado”
“Fui incubida, além de saudar, de agradecer e cultuar a profícua participação do ilustre desembargador. Após brilhante carreira jurídica, vai nos restar a ausência desse colega, cuja retidão, proficiência, e brilhantismo marcou a magistratura deste estado por tantos anos”, ressaltou.
E prosseguiu em sua homenagem: “O senhor, repito, vai deixar saudades. Não só pelas divergências, mas pelos votos proferidos sempre com justiça e amor. Os novos caminhos e o novo ciclo estão abertos para Vossa Excelência. Mas, saiba que será sempre lembrado com muito carinho por seus pares. Como dizia o poeta, amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito. Vá em frente e seja feliz! É o que desejamos”, finalizou a desembargadora Maria Inês Gaspar.
A Medalha de Honra da Magistratura Fluminense foi entregue pela 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães e pela desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo.
Emoção
Logo no início de suas palavras de despedida, o homenageado avisou que, se não tivesse condição de continuar seu discurso, que chamou de pequeno improviso pela emoção, passaria a palavra. O desembargador Nagib Slaibi Filho fez apenas uma parada e seguiu adiante para se despedir de seus pares.
O desembargador, que preside a 3ª Câmara de Direito Público, desde 2011, fez um balanço da sua trajetória que começou há 55 anos como oficial de justiça, escrivão de polícia, promotor, juiz e desembargador, sendo que 43 anos servindo à Justiça.
O desembargador Nagib Slaibi Filho se emociona em sua última sessão do Órgão Especial
“Títulos, homenagens e de eficiência foram muitos. Durante todos esses anos, milhares aconselharam, rezaram, se preocuparam para que tal patamar de sucesso fosse alcançado. Impossível lembrar de cada um por seus grandes e pequenos gestos”, disse o desembargador, citando uma frase de um oficial de justiça para um jovem de 20 anos que iniciava sua carreira: “Você vai sofrer muita maldade, você vai ver muita sujeira, muita lama, mas só pode sujar a sola do seu sapato. Nada mais. Lembre-se disso: somente a sola de seu sapato!”
O desembargador Nagib Slaibi Filho é pós-doutor em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, livre-docente em Direito Público pela Universidade Gama Filho e bacharel em Direito e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF.
Também é professor titular da Universidade Salgado de Oliveira (Universo); presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Judicial, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj); diretor-geral da Escola Nacional Superior do IMB, entre outros títulos.
PF/MB
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ