Presidente do TJRJ visita Fórum de Maricá
Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinando convênio
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, esteve na tarde desta quinta-feira (5 de junho) no Fórum de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, onde, junto com o prefeito do município Washington Quaquá, assinou um convênio para melhorar a prestação jurisdicional à população que mais cresce no país. A parceria assegurou a cessão de 40 servidores da prefeitura que, a partir de agora, passarão a trabalhar nos cartórios da comarca.
O presidente do TJRJ saudou a todos os presentes e agradeceu a cooperação da Prefeitura que, segundo ele, tem feito um trabalho excelente de desenvolvimento em áreas importantes para a população, como a saúde e a educação.
“Venho aqui, hoje, agradecer pessoalmente pelo importante convênio que estamos assinando. É com muito prazer que estou aqui celebrando essa parceria com Maricá, que vai fazer o Judiciário atender melhor essa população que tem crescido, principalmente pelos investimentos que o Executivo vem fazendo. E esses investimentos acabam refletindo nas demandas e merecem um Poder Judiciário que atenda aos anseios da população”, disse o desembargador Ricardo Couto de Castro.
Agradecimento à OAB e à direção do Fórum de Maricá
O presidente do TJRJ também agradeceu a presença da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio.
Agradeceu também o trabalho da diretora do Fórum de Maricá, juíza Criscia Curty de Freitas Lopes, e aos demais juízes e autoridades presentes à assinatura do convênio.
“Essa parceria com o Judiciário é fundamental, porque o Poder Judiciário é o pilar da democracia e é para nós o ponto de equilíbrio da democracia brasileira e, no município que cresce muito, é muito importante para uma população que tem crescido muito ter um Judiciário que atenda com presteza. O Poder Judiciário é um parceiro do desenvolvimento da sociedade. E isso tem sido feito no Estado do Rio de Janeiro”, disse o prefeito de Maricá.
Corregedor-geral da Justiça visita as instalações
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, destacou que a visita à Comarca de Maricá marca uma série de outras que ele e o presidente do TJRJ farão em comarcas do interior. Ele conversou com magistrados, servidores e percorreu as instalações do fórum local.
“Esse é um projeto da Presidência do Tribunal também encampado pela Corregedoria, da necessidade dos gestores visitarem as comarcas para conhecer a realidade dos magistrados, serventuários, da Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Ministério Público para, juntos, identificarem problemas e buscar de soluções”, explicou.
O corregedor falou também sobre a importância da parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, como fortalecimento e desenvolvimento das relações institucionais.
OAB elogia atuação do TJRJ
A presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, falou sobre a atuação do TJRJ e CGJ para melhorar a prestação jurisdicional.
“Importante destacar também o trabalho do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, atuando para melhorar todo o atendimento aos advogados e à população que precisa da Justiça”, elogiou.
A desembargadora Jacqueline Montenegro, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq) do Tribunal de Justiça, lembrou dos tempos em que trabalhou na Comarca de Maricá como juíza e agradeceu ao presidente do TJRJ e ao corregedor-geral da Justiça por integrar uma equipe tão coesa como a atual administração.
Também participaram da visita à Comarca de Maricá a juíza auxiliar da Presidência do TJRJ, Carla Faria Bouzo, e o juiz Fábio Porto, entre outros.
PF/FS
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ