1ª Vara da Infância e da Juventude vai abrigar filhos de ambulantes no Carnaval
O projeto "Carnaval Criança Carioca", que ganha mais uma edição a partir de sexta-feira, dia 13, abrigou dezenas de crianças na festa de Momo de 2025
A 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva da Capital promove, a partir do dia 13, mais uma edição do projeto “Carnaval Criança Carioca”, uma oferta de abrigo especial e seguro para filhos de ambulantes, com idades de 3 anos a 12 anos e também grupo de irmãos, que trabalham na região da Praça Onze e arredores da Passarela do Samba, na Rua Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, durante os desfiles das escolas de samba.
A ação, que tem a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio, acontece do dia 13 ao dia 17 de fevereiro e tem como centro de abrigamento o Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiroz, da rede municipal de Educação da capital fluminense. Nesses dias, a partir das 17h, participantes parceiros do projeto, devidamente identificados, dão início a chamada busca ativa, ou seja, vão conversar com os pais e responsáveis sobre a importância de abrigarem os menores que os acompanham na rua enquanto vendem quitutes e bebidas.
Após a concordância com o abrigamento temporário, as crianças são identificadas e dão entrada na unidade escolar. Lá, recreadores, educadores, entre outros colaboradores do projeto, darão assistência à turminha com oficinas de recreação, pintura e confecção de tranças, por exemplo, além de alimentação. Após o término do trabalho diário, pais e responsáveis devem ir buscar as crianças.
São parceiros do “Carnaval Criança Carioca”, os Juízos da Infância e da Juventude Protetiva da Capital, a Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj), Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Assistência Social, Sub-secretaria Estadual da Criança e do Adolescente, Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), entre outros colaboradores.
FS
Foto: Divulgação