Três novos juízes tomam posse no Tribunal de Justiça do Rio
Três novos juízes tomam posse e outros três são promovidos em cerimônia no Salão Nobre
“Foram sete concursos buscando a magistratura, entre eles estava o do Tribunal de Justiça do Rio. Em outros dois certames também cheguei na segunda fase, mas o do Rio foi diferente. Assim que cheguei na cidade para fazer a prova, acreditei que passaria e atuaria como juiz aqui”. A fala é de Samuel de Lemos Pereira, um dos três empossados nesta segunda-feira (23/5) como juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Samuel, que é pernambucano e morava em João Pessoa, na Paraíba, onde era serventuário e assessor de juiz no TJPB, tomou posse sob os olhares aprovadores da esposa Alana e da filha Lis, e dos pais Inaldo e Maria José.
Além dele, outros dois aprovados no XLVIII Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura Fluminense tomaram posse: Renzo Merici e Rafael Rodrigues Prudente. Os novos juízes atuarão na 1ª Região Judiciária e participarão do curso de formação com os outros 49 magistrados empossados em solenidade realizada na última quinta-feira (19/5).
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, que parabenizou os novos magistrados.
“Hoje é um dia de festa. Dia de comemorar a realização de um sonho, o início de um novo ciclo na vida de vocês. A aprovação no concurso significa o resultado positivo de anos de dedicação ao estudo do Direito, de persistência e aprendizado, o que envolve muita renúncia. Hoje vocês estão capacitados para esta nova fase como atestam os exames que prestaram. Ingressam em carreira sumamente importante para a sociedade e de enorme responsabilidade”, disse o presidente.
“Hoje realizo um sonho que persegui por quase 10 ano. Não vejo a hora de começar a trabalhar”, contou o mineiro, de Tupaciguara, Rafael Rodrigues, de 37 anos.
A persistência também foi o que conduziu Renzo Merici, de 32 anos, no caminho para alcançar a tão esperada posse na magistratura.
“Era serventuário no TJSP, mas através do contato com desembargadores e juízes percebi que era isso que queria também. O TJRJ é um dos tribunais mais importantes do país, possui uma estrutura fantástica, com uma produtividade muito alta”, elogiou o juiz.
Três primeiros colocados no certame são promovidos
Na mesma cerimônia, os três primeiros colocados no certame foram promovidos a juízes da entrância comum: Cariel Bezerra Patriota, Eric Baracho Dore Fernandes e Victor Agustin Jaccoud Diz Torres. Os magistrados ocuparão os cargos 25º, 3º e 10º Juiz de Direito, respectivamente, da 1ª Região Judiciária.
“Por uma causa justa e boa é muito gratificante promover os senhores e, com isso, dar posses a três outros colegas aprovados do mesmo concurso que poderão, assim, participar do mesmo curso de formação” explicou o presidente do TJRJ.
Participaram da cerimônia a 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, e a presidente da Comissão do XLVIII Concurso, desembargadora Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque.
IA/FS
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ