Autofit Section
Dia Mundial da Energia: Judiciário fluminense segue na busca por consumo consciente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/05/2022 20:52

Cada vez mais o mundo se preocupa com o consumo consciente de energia. Tanto pelo aspecto econômico – o custo desta conta vem se tornando cada vez mais alto – quanto pela sustentabilidade – os recursos não são inesgotáveis e as próximas gerações tendem a sofrer os efeitos das ações atuais, o modo como a consumimos é motivo de reflexão tanto por consumidores residenciais quanto por grandes empresas e organizações, sendo uma fonte de preocupação de todos os países.     

Celebrado anualmente em 29 de maio, o Dia Mundial da Energia foi criado para ser uma data para a conscientização sobre a importância da economia deste recurso e o incentivo ao uso de energias renováveis e outras iniciativas buscando um consumo mais adequado.     

 Ações do Judiciário fluminense    

Neste sentido, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro vem realizando diversas ações em prol de um consumo energético mais consciente. Segundo o Departamento de Engenharia (DEENG), foi apresentado recentemente, em junho de 2020, um estudo visando à redução de consumo de energia elétrica relativo às Centrais de Água Gelada (CAG) –  usadas no sistema de ar-condicionado central – com aplicação de horário de funcionamento reduzido e menor impacto nas áreas jurisdicionais. A nova proposta, que reduz em três horas diárias o consumo, refletiria uma redução de custo de cerca de R$ 5 milhões pelo período de um ano a partir da sua implantação. O projeto está em fase de reavaliação de cálculos e de verificação de possibilidade de alteração do perfil de carga do TJRJ junto às concessionárias de energia.     

Também foi iniciada a contratação – em fase de licitação - de empresas especializadas no fornecimento de sistema de energia solar voltaica para os prédios das Lâminas I, II e IV do Complexo do Fórum Central, do Almoxarifado de Niterói, dos fóruns de Santa Cruz e da comarca de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, além do Arquivo Judiciário de São Cristóvão.     

O Tribunal de Justiça do Rio participou da Chamada Pública de Projetos promovida pela concessionária de energia Enel, tendo o projeto apresentado para otimizar a eficiência energética do Fórum de Niterói se classificado em segundo lugar. A meta é alcançar uma redução anual de 18% do consumo de energia elétrica, com redução da demanda na ponta. O valor estimado de economia total é de R$ 219.074,32 por ano.  Com esse projeto, pretende-se tornar mais eficientes os sistemas de iluminação e condicionamento ambiental do prédio, buscando-se atingir uma redução de aproximadamente17,96% do consumo atual de energia elétrica nesta unidade consumidora, o equivalente a 260,48 MWh/ano.  

O Poder Judiciário fluminense também encontra-se concorrendo em certame do mesmo tipo na distribuidora de energia Light com os prédios do Fórum Regional da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  

Outra ação que o Poder Judiciário fluminense vem adotando é a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que proporcionam uma economia de energia de até 80%. Também vem sendo realizada a substituição de torneiras comuns por outras com temporizador, que reduzem o consumo de água, evitando desperdício. A meta é substituir 100% destes itens em todo o estado nos próximos anos.    

Foram instalados ainda bicicletários em 77 unidades das 151 edificações da Justiça estadual do Rio. Eles já estão presentes, por exemplo, nos fóruns da Capital, Itaboraí, Macaé e Maricá. Estão sendo realizadas no momento avaliações sobre a viabilidade de expansão para outras localidades. A iniciativa ajuda a desafogar o trânsito e a melhorar a qualidade de ar nas cidades.     

No final de 2021, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, esteve reunido com representantes da Dataprev para o compartilhamento de experiência sobre o uso de energia por meio de sua compra no chamado mercado livre, voltado para grandes consumidores. Esta modalidade permite liberdade de escolha do fornecedor de energia, que pode ser obtida de forma mais limpa, sustentável e mais barata. “Propicia uma redução de custo e contribui para a sustentabilidade, que é um papel fundamental do serviço público”, afirmou o desembargador na ocasião.  A viabilidade da implantação da iniciativa no TJRJ está sendo analisada.   

 Atualmente, o Poder Judiciário fluminense tem oito prédios com teto verde, 21 edificações com sistema de reuso das águas pluviais e nove fóruns equipados com painéis solares. Também são realizados rotineiramente palestras, seminários, cursos e exposições sobre a questão ambiental.     

 O que cada um de nós pode fazer para contribuir?    

 Ações simples no dia a dia podem fazer muita diferença no consumo mais consciente de energia. Se cada um de nós fizer a sua parte, o planeta e o orçamento agradecem.    

 Veja como economizar os recursos energéticos na rotina diária:    

-  Havendo mais de um elevador, procure chamar apenas um. Se for subir ou descer somente um andar, se puder, opte pela escada. Além de economizar energia, ainda faz bem para a saúde.    

- Deixe os equipamentos eletrônicos – como impressora, scanner e outros - desligados quando não estiverem em uso.

SP/IA