Autofit Section
TJRJ no G20: evento recebe exposição de obras de material reciclável
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/11/2024 14:58

                                                          O artista Marcos Lanzieiro ao lado da sua obra Malala, símbolo pela luta da igualdade de gênero feita de material reciclável

 

Quem participou do evento “TJRJ no G20: Mulheres em Pauta”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta terça-feira (12/11), teve a oportunidade de visitar a exposição do artista plástico Marcos Lanzieiro no Foyer do Órgão Especial. A iniciativa da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) vai ao encontro do Seminário de Enfrentamento Violência Doméstica de Gênero com obras expostas de mulheres como Malala e Frida Kahlo, que se tornaram símbolo pela luta pelo da igualdade de gênero. 

Nas telas foram utilizadas, como matéria prima, tampinhas de garrafas pet, teclas de computador, cápsulas usadas de café expresso e outros resíduos sólidos, oriundos de processos de reciclagem e reuso, com o objetivo de mostrar o poder de transformação que esses materiais possuem. 

“Eu fiquei lisonjeado ao ser convidado para compartilhar meu trabalho em um evento tão simbólico e necessário de ser debatido que é a desigualdade de gênero. As mulheres não encontram apoio social e é importante desfazer esse ciclo. Eu vivo de ressignificar resíduos e a temática da mulher é fascinante e necessária”, destacou o artista.

Marcos Lanzieiro se tornou referência na produção de quadros e esculturas com o objetivo de promover a conscientização ambiental como ferramenta de transformação social. O assunto será debatido no Painel 3, previsto para acontecer às 15h, com o tema “Mudanças Climáticas, Gênero e o Impacto para Mulheres Indígenas e Quilombolas” durante o evento.

“Esta é a matéria-prima do meu trabalho. É através destes encontros com o público que dissemino a cultura da reciclagem, do reaproveitamento, da sustentabilidade. Este acervo não é vendido. Ele existe para cumprir com o objetivo do projeto, que é a conscientização ambiental. Eu não uso tinta nas obras. O colorido que se vê é o do próprio resíduo”, explicou.

O evento ocorrerá das 9h às 18h, no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, no Palácio da Justiça, no Centro do Rio, e também poderá ser acessado virtualmente através da plataforma Zoom. Programação completa e inscrições: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8575
 

                                                                             O foyer do Órgão Especial do TJRJ repleto de obras do artista

SV/MB

Fotos: Brunno Dantas/ TJRJ