Autofit Section
Centro Cultural tem Orquestra Sinfônica Jovem e debate sobre carbono, economia e natureza
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 15/05/2026 10h36

 

O Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), promove na próxima semana a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e o encontro “Transição ao baixo carbono, economia e natureza: a contribuição das soluções baseadas na natureza no Brasil”.

19 de maio – terça-feira

Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

O Nota Justa, programa musical do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), prossegue com as ações do Justiça em Concerto, promovendo mais uma apresentação de música sinfônica. Desta vez, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro vai trazer seu diversificado repertório com gêneros musicais do universo erudito e popular, no concerto “Passeio pelo Tempo – 3 séculos de música clássica”.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, fruto do programa Ação Social pela Música do Brasil, é composta por 55 jovens de grande talento e dedicação com idades entre 18 e 28 anos e, em sua maioria, residentes em áreas de vulnerabilidade no Rio de Janeiro.

Serviço:

Local: Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim

Endereço: Avenida Erasmo Braga, 115 - 4º andar - Centro

Horário: 18h

Clique aqui para mais informações

 

 Debate sobre baixo carbono, economia e natureza

Sexta-feira - 22 de maio

O Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), por meio do Observatório de Pesquisas Felippe de Miranda Rosa, realiza mais um encontro de seu Núcleo de Pesquisa de Meio Ambiente e Clima reunindo especialistas de destaque nas áreas jurídica, econômica e socioambiental. Intitulado “Transição ao baixo carbono, economia e natureza: a contribuição das soluções baseadas na natureza no Brasil”, o encontro propõe reflexões sobre os desafios e oportunidades da transição ecológica no país, com foco na articulação entre desenvolvimento econômico, proteção ambiental e inovação institucional.

O debate abordará o papel das soluções baseadas na natureza como estratégia para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, considerando seus impactos sobre políticas públicas, mercados e direitos socioambientais.

O encontro contará com a participação do desembargador do TJRJ, professor da Fundação Getulio Vargas e trajetória consolidada no Direito Ambiental, Elton Martinez Carvalho Leme; do professor, economista com ampla experiência em política econômica, finanças e transição climática, Winston Fritsch; e a professora e pesquisadora do Observatório e da Universidade Federal Fluminense, Roberta Oliveira Lima.

Serviço:

Local: Espaço Cultura na Justiça

Endereço: Rua Dom Manuel, 29 – térreo

Horário: 11h

Clique aqui para mais informações.  

IA/ MG