Mensageria e Malote
Mensageria e Malote
Mensageria – Trata-se do serviço de coleta e entrega de expedientes, processos, correspondências e documentos diversos, na Comarca da Capital, por meio dos Jovens Mensageiros que são oriundos do Projeto Social da SGSUS e nas Comarcas do interior: Niterói, Nova Iguaçu, Caxias, São Gonçalo, Magé e Mesquita.
Finalidade
Receber, coletar, entregar, monitorar e fiscalizar, todo o fluxo logístico operacional das Unidades Organizacionais do PJERJ e na integração com os Órgãos Públicos Parceiros (MP-DP-PGJ-PGE-PGM) localizados no entorno do Complexo do Fórum Central.
Com a publicação do Aviso TJ nº 301/2024 (D.O. 28/08/2024) as remessas dos Autos Físicos Digitalizados – AFD e dos Autos Físicos com destino ao Departamento de Gestão de Acervos Arquivísticos – DEGEA, passou a ser realizado exclusivamente pela Divisão de Movimentação de Expedientes – DIMEX, por meio do SEMGM – Serviço de Mensageria e Malotes. Permanecem válidas as diretrizes delineadas pelo Aviso 221/24, que especificou os códigos de envio de arquivamento, quais sejam:
Código do Destinatário: 3218
Remessa: Processos físicos ao DEGEA movimentados no DCP para fins de arquivamento sem necessidade de acondicionar nas caixas de arquivo, bastando lançar SISCOMA o tipo de documento (caixa de arquivo) e número maço.
Código do Destinatário: 14200
Remessa: Processos físicos a central de digitalização do arquivo de São Cristovão para fins de digitalização.
Código do Destinatário: 3521
Remessa: Autos físicos digitalizados - AFD ao serviço de mensageria e malote da Secretaria-Geral de Logística (SGLOG/SEMGM) para fins de arquivamento, sem necessidade de cadastramento no ARQWEB.
Malote - Trata-se do serviço de coleta, transporte e entrega de expedientes, através de contrato firmado com a Empresa Brasileira de Correios, ou por Veículos do próprio PJERJ por meio de rotas de Entrega Direta, integrando as 10 Regionais da Comarca Capital, Niterói, Região Oceânica, São Gonçalo, Regional Alcântara, Itaboraí, Maricá, Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Magé, atribuindo como referência na atividade operacional o ATO EXECUTIVO Nº 4191/2009, que institucionalizou o uso do SISTEMA SISCOMA, orientando a movimentação somente pelo SISCOMA, vedada o encaminhamento de forma manual.