Rotinas Administrativas do TJRJ (RADs) passam por processo de modernização
Em busca da modernização, que é prioridade na gestão do desembargador Ricardo Cardozo, a Secretaria Geral de Governança, Inovação e Compliance desenvolveu o projeto de aperfeiçoamento das Rotinas Administrativas (RADs) por meio da simplificação da linguagem jurídico-administrativa, seguindo a modelagem do visual law.
O novo modelo do documento das RADs tornará mais célere e transparente o mapeamento dos processos de trabalho. Entre os objetivos da iniciativa estão a simplificação da linguagem dos documentos com inspiração no visual law; a predominância na utilização de linguagem gráfica e imagens, em relação à textos; a melhoria da visualização das responsabilidades e das interações entre as unidades do TJRJ; e a facilidade na atividade de revisão e atualização dos processos de trabalho já mapeados.
Mais do que meros registros dos processos de trabalho, as RADs passam a ser documentos plenamente funcionais, que são facilmente consultados, lidos e compreendidos, maximizando seu uso institucional.
Representação gráfica
As RADs passarão por um processo de redução da carga textual, com nova ênfase na representação gráfica dos processos de trabalho com o uso do software Bizagi, com fluxo baseado na modelagem BPMN (Business Process Management Notation). Essa modificação, além de reduzir sensivelmente o número de páginas desses documentos e de torná-los visualmente muito mais agradáveis, possibilita uma rápida identificação da interação entre as unidades na realização as atividades, a observação dos gargalos e loops no processo de trabalho e a redução de redundâncias de tarefas, o que contribui para a otimização dos processos de trabalho como um todo.
A diretora do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico Michele Vieira de Oliveira explica a mudança: “Antes as RADs se pautavam em textos, era preciso descrever o processo de trabalho em palavras, em capítulos. Agora temos o elemento gráfico, a modelagem de processo de trabalho, que transforma o texto em um fluxograma, em um desenho, o que facilita a visualização do usuário. ”
“Estamos retirando coisas que não são objetivas e focando direto no processo de trabalho. Suprimir os pequenos detalhes do cotidiano, as tarefas mais detalhadas, dá mais flexibilidade”, pontua a diretora.
A ação já está sendo implantada. Todas as novas Rotinas começarão com o novo modelo, e as antigas serão atualizadas. A Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social já está em processo de modernização da RAD.
O novo modelo da Rotina Administrativa da Secretaria já permitiu, por exemplo, que um processo de trabalho anteriormente documentado em 17 páginas de texto corrido, fosse reduzido para três páginas.
Departamento de Comunicação Interna